Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os vinte e oito países da União Europeia

Os vinte e oito países da União Europeia - Cultura de Algibeira

Já aqui falamos da União Europeia por diversas vezes, quer seja para falar de algum tratado ou dos países que pretendem fazer parte da mesma. Posto isto, nunca tivemos aqui um artigo a enumerar os países que compõem este organismo… até hoje! Vamos lá a isto que a lista é longa!

1 – Áustria

O primeiro país desta nossa lista de hoje é a Áustria. Com 8,79 milhões de habitantes, este país que tem Viena como capital entrou na União Europeia no ano de 1995.

2 – Bélgica

Segue-se a Bélgica, um dos países fundadores da União Europeia no ano de 1957. Este país conta actualmente com 11,36 milhões de pessoas e tem em Bruxelas a sua capital.

3 – Bulgária

Segue-se a Bulgária no nosso artigo de hoje, um país que se juntou à União Europeia no ano de 2007. Este país tem Sofia como capital, contando com um total de 7 milhões de habitantes.

4 – Croácia

Um dos países mais recentes na União Europeia é a Croácia, país que faz parte deste organismo desde 2013. A capital croata é a cidade de Zagreb, com o país a ter um total de 4,15 milhões de pessoas.

5 – Chipre

Situada no meio do Mar Mediterrâneo temos a ilha de Chipre, um país cuja capital é Nicósia. Tendo um total de 854 mil habitantes, este país pertence à União Europeia desde 2004.

6 – República Checa

Também a República Checa teve a oportunidade juntar-se à União Europeia no ano de 2004, seguindo-se assim na nossa lista. Tendo Praga como capital, o país tem um total de 10,46 milhões de habitantes.

7 – Dinamarca

Temos estado a falar de membros recentes da União Europeia, mas agora temos que recuar até 1973 para assinalar a entrada da Dinamarca neste organismo. Este país nórdico tem um total de 5,74 milhões de habitantes e Copenhaga como sua capital.

8 – Estónia

O ano de 2004 foi um dos anos em que mais países se juntaram à União Europeia como já deves ter percebido, sendo que a Estónia foi mais um desses casos. Este país tem Tallinn como capital e uma população estimada em 1,31 milhões de pessoas.

9 – Finlândia

No norte da Europa encontramos a Finlândia, país que faz parte da União Europeia desde 1995. Contando com 5,57 milhões de pessoas, este país tem Helsínquia como capital.

10 – França

Segue-se França neste nosso artigo, um outro país fundador da União Europeia no ano de 1957. Este país tem Paris como capital e uma população estimada em 67 milhões de pessoas.

11 – Alemanha

A Alemanha foi um dos outros países fundadores da União Europeia no ano de 1957, ainda que a totalidade do país apenas se tenha juntado à organização em 1990 após a queda do Muro de Berlim. Por falar em Berlim, essa cidade é a capital deste país com 82,44 milhões de pessoas.

12 – Grécia

Tendo entrado em 1981, a Grécia é também um dos países mais antigos da União Europeia. Tendo um total de 10,75 milhões de habitantes, a capital deste país é a mitológica cidade de Atenas.

13 – Hungria

Seguimos agora até à Hungria, país que tem Budapeste como sua capital. A Hungria juntou-se à União Europeia em 2004, fazendo com que os seus 9,79 milhões de habitantes tenham acesso à livre circulação em espaço europeu.

14 – Irlanda

A Irlanda pertence à União Europeia desde 1973 e, neste momento, encontra-se mesmo em debate pela Comissão Europeia devido à definição da sua fronteira com a Irlanda do Norte. Este país tem cerca de 4,77 milhões de habitantes e Dublin como capital.

15 – Itália

Estamos de volta aos países fundadores da União Europeia em 1957 para adicionar Itália a esta nossa lista, um país que tem como capital a cidade de Roma e que conta com 61,21 milhões de habitantes.

16 – Letónia

Tendo a cidade de Riga como capital, o país que segue na nossa lista é a Letónia. Este país foi mais um dos países que deu entrada no organismo no ano de 2004, tendo cerca de 2 milhões de habitantes.

17 – Lituânia

Na mesma região da Europa que o país anterior encontramos a Lituânia, outro país que deu entrada na União Europeia no ano de 2004. Com 2,85 milhões de habitantes, a cidade de Vilnius é a capital lituana.

18 – Luxemburgo

O Luxemburgo foi mais um dos países que, no ano de 1957, se sentou à mesa para fundar o organismo que hoje conhecemos como União Europeia. Este país com 590 mil habitantes tem como capital uma cidade com o mesmo nome que o país, Luxemburgo.

19 – Malta

Voltamos ao ano de 2004 para falar de Malta, uma outro país insular situado no meio do Mar Mediterrâneo. Com La Valletta como sua capital, são 440 mil as pessoas que fazem deste país a sua casa.

20 – Países Baixos

O último país fundador da União Europeia em 1957 de que nos falta falar são os Países Baixos. Tendo em Amesterdão a sua capital, este país conta com um total de 17,22 milhões de habitantes.

21 – Polónia

Achas que consegues adivinhar em que ano a Polónia aderiu à União Europeia? Se disseste que este país com quase 38 milhões de habitantes e que tem como capital a cidade de Varsóvia aderiu no ano de 2004, então a tua resposta está correcta.

22 – Portugal

Chegou finalmente a altura de falar do nosso país, Portugal. Nós juntamo-nos a esta organização no ano de 1986, sendo que já nessa altura a nossa capital era a cidade de Lisboa, tendo a nossa população entretanto aumentado para perto dos 11 milhões de pessoas.

23 – Roménia

Em 2007 foi a vez da Roménia juntar-se aos países membros da União Europeia. Este país que tem Bucareste como capital tem um total de 19,63 milhões de habitantes com livre acesso a todos os países que compõem a União Europeia.

24 – Eslováquia

Em 2004 também a Eslováquia se uniu à União Europeia, fazendo com que os seus 5,43 milhões de habitantes tivessem acesso a livre trânsito a todos os países da União Europeia. Este país tem Bratislava como sua capital.

25 – Eslovénia

Prometemos que a Eslovénia é o último país de que vamos falar de todos os países que deram entrada na União Europeia em 2004. Este país tem Liubliana como sua capital e uma população de 2 milhões de pessoas.

26 – Espanha

O nosso país vizinho juntou-se à União Europeia no mesmo ano que nós, em 1986. Tendo como capital a cidade de Madrid, Espanha tem um total de 46,53 milhões de pessoas.

27 – Suécia

De volta aos países nórdicos vamos juntar a Suécia a esta nossa lista. Tendo como capital a cidade de Estocolmo, este país juntou-se à União Europeia em 1995, tendo um total de 10 milhões de habitantes.

28 – Reino Unido

Por fim, temos o Reino Unido a completar esta lista, ainda que por pouco tempo. Tendo entrado na União Europeia em 1973, este país que tem Londres como capital encontra-se neste momento de saída da organização europeia, retirando um total de 65,8 milhões de pessoas à comunidade europeia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: