Skip to content
Anúncios

Os cinco países candidatos à União Europeia

Os cinco países candidatos à União Europeia Cultura de Algibeira

A 7 de Fevereiro de 1992 foi assinado o Tratado de Maastricht, um acordo assinado pelos membros da Comunidade Europeia e que veio lançar a União Europeia e as bases para a criação do Euro enquanto moeda única de todo o continente. Passados 16 anos deste momento, com países como o Reino Unido em processo de saída, parece-nos o momento certo para dar a conhecer que países são considerados como candidatos a ingressar na União Europeia.

1 – Macedónia

A Macedónia candidatou-se à União Europeia em 2004, sendo que no ano seguinte se iniciaram as conversas entre a União Europeia e o país dos balcãs. Este país ainda não foi aprovado como Estado-Membro pois tem primeiro que resolver alguns problemas internos. Exemplos desses problemas são o facto da Grécia não aceitar o seu nome oficial e ainda outros problemas com a Albânia.

2 – Turquia

A Turquia foi aceite como candidata à União Europeia já há quase 20 anos, no ano de 1999. Ainda assim, as negociações para a sua entrada iniciaram-se apenas em 2005 devido a vários problemas relacionados com os direitos humanos e envolvimento militar na política turca. Sem resolução até hoje, muitos são os críticos a defender que a Turquia não seja aceite pela falta de consenso no facto deste ser um país europeu ou asiático, enquanto que os turcos acreditam que não são aceites por serem de maioritariamente religião muçulmana, enquanto os países da União Europeia são todos de maioria cristã. Tudo isto tem vindo a adiar a entrada deste país na União Europeia, algo que não é de todo garantido de vir a acontecer neste momento.

3 – Montenegro

Com a separação da Sérvia e do Montenegro, os dois países acabaram por se tornar candidatos à União Europeia. No caso do Montenegro, este foi reconhecido como candidato em Dezembro de 2010, com as negociações a iniciarem-se em 2012, durando até hoje.

4 – Sérvia

Tal como dissemos no país anterior, também a Sérvia se tornou candidata à União Europeia, sendo reconhecida como tal desde Março de 2012. Em Janeiro de 2014 iniciaram-se as negociações que duram até aos dias de hoje. Tanto a Sérvia como Montenegro são os mais prováveis países a serem aceites como membros da União.

5 – Albânia

Por fim, a fechar esta lista, encontra-se a Albânia, um país que foi apenas reconhecido como candidato recentemente, no ano de 2014. As negociações para a sua entrada ainda estão por se iniciar, embora fosse esperado que se tivessem iniciado em Novembro de 2016. Assim sendo, a entrada deste país ainda está longe de acontecer no tempo.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: