Os dez países com maior produção de azeite do mundo

dez países maior produção azeite mundo Cultura de Algibeira

O azeite é um dos produtos mais utilizados na dieta mediterrânica e é também um produto com muita história no nosso país, motivo pelo qual fomos em busca dos países com maior produção de azeite do mundo com curiosidade de saber se Portugal pertence a essa restrita lista ou não. Para este artigo utilizamos então os valores médios de produção de cada país entre os anos de 1993 e 2014, os dados mais recentes que conseguimos encontrar.

10 – Jordânia

Começamos este nosso artigo de hoje no Médio Oriente, para falar então sobre a Jordânia como um dos maiores produtores de azeite do mundo. Ao longo dos anos em análise, a Jordânia produziu uma média de 18,7 mil toneladas de azeite por ano.

9 – Argélia

Seguimos agora até ao continente africano para falar da Argélia, um dos países deste continente que se situam no Norte do mesmo. Neste país, a produção média anual de azeite ascende então aos 37,4 mil toneladas.

8 – Portugal

É hora de falarmos de Portugal, o país que nos levou a escrever este artigo. Sendo conhecido pela qualidade do seu azeite, Portugal produziu uma média de 49,5 mil toneladas de azeite por ano entre 1993 e 2014.

7 – Marrocos

Voltamos agora a África para falar de Marrocos, um outro país que se situa na região Norte do mesmo. Neste país banhado pelo Mar Mediterrâneo, a produção média de azeite ascendeu a 77,1 mil toneladas por ano no período em análise.

6 – Turquia

Passemos agora até um dos poucos países transcontinentais que existem no nosso planeta, a Turquia. Falando de azeite, a produção média anual neste país foi de 128,2 mil toneladas, um valor ainda longínquo dos primeiros lugares.

5 – Síria

Um país que te pode surpreender nesta lista é mesmo a Síria, mas a verdade é que durante o período em análise este foi mesmo um dos países com maior produção de azeite no mundo. Ao todo, estamos a falar de uma média de 140,5 mil toneladas de azeite por ano.

4 – Tunísia

Às portas do nosso pódio de hoje temos então a Tunísia, o último país africano de que aqui vamos falar hoje. Este que é então o maior produtor africano de azeite produziu uma média de 160 mil toneladas de azeite por ano.

3 – Grécia

Abrimos o pódio deste nosso artigo de hoje no continente europeu para falar sobre a Grécia. Sendo um dos vários países europeus banhados pelo Mar Mediterrâneo, a produção grega de azeite foi de 344,6 mil toneladas de azeite por ano.

2 – Itália

Seguimos agora para Itália, um dos países mais famosos em todo o mundo pelo uso de azeite na sua culinária. Durante os anos em análise, a produção de azeite em Itália foi então de 557,6 mil toneladas por ano.

1 – Espanha

Por fim, o país com a maior produção de azeite em todo o mundo é Espanha, o país que é nosso vizinho. No período de recolha dos dados, a produção de azeite espanhol foi esmagadoramente superior à de todos os outros países, situando-se no 1,06 milhões de toneladas de azeite por ano.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Outros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s