Skip to content
Anúncios

Os seis países transcontinentais

Os seis países transcontinentais - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Alguma vez deste por ti a questionar se existia algum país a começar num continente e a acabar noutro? E chegaste à conclusão que isso acontecia com a Rússia? Pois bem, não é o único país em que isso acontece! E existem várias formas de isso acontecer: podem existir países cuja superfície está presente em vários continentes, tal como existem países situados num continente mas com outros territórios num outro. Hoje vamos olhar ao primeiro exemplo.

1 – Rússia

Vamos começar com a Rússia por ter sido o país de que já falamos na introdução e de que toda a gente se lembra quando se fala em países que atravessam continentes. Com o seu território dividido entre a Europa e a Ásia, a Rússia é o primeiro de cinco países desta lista que se encontra entre estes dois continentes. Consegues adivinhar qual o único país transcontinental do planeta que não se localiza entre a Europa e a Ásia? Vamos deixá-lo para o fim para que possas pensar! Voltando à Rússia, mais de 75% da superfície deste país encontra-se em território asiático, apesar das suas duas principais metrópoles, São Petersburgo e Moscovo, se situarem na parte europeia.

2 – Geórgia

Continuando esta viagem, passamos para um país que tem 70% da sua superfície na Europa e os restantes 30% na Ásia, a Geórgia. Tal como a Rússia, este país fazia parte da União Soviética, uma característica comum a quase todos os países desta lista. Relativamente à sua capital, Tbilisi, esta encontra-se situada na região asiática do país.

3 – Azerbaijão

Com 54% do seu território na Ásia e os restantes 46% na Europa, segue-se o Azerbaijão nesta lista. Fazendo fronteira com países como a Rússia, a Geórgia, a Arménia e o Irão, este país também pertenceu à União Soviética até ao ano de 1991. Neste país, à semelhança da Rússia, a capital fica situada na zona europeia do país. Para quem se esteja a perguntar, a capital do Azerbaijão é a cidade de Baku.

4 – Cazaquistão

Independente da União Soviética desde Dezembro de 1991, o Cazaquistão é mais um país com território entre os continentes europeu e asiático. Com mais de 86% do país a situar-se do lado asiático, não é de admirar que a capital Astana também fique localizada na Ásia e não na Europa.

5 – Turquia

Em termos de território, apenas 3% da Turquia é considerada como fazendo parte do continente europeu. Ainda assim, na prática, essa divisão do país não reflete totalmente a situação do país, já que cerca de 14% da população turca vive na chamada região europeia da Turquia. Curiosamente, em termos geográficos, a capital Istambul acaba por estar mesmo posicionada na Europa, embora a percentagem de território situada na Ásia pudesse fazer pensar algo diferente.

6 – Egipto

Conseguiste adivinhar que era o Egipto o último país desta lista? Com uma pequena parte deste país a entrar já na região asiática e a fazer fronteira com Israel, o país famoso pelas suas pirâmides fecha esta lista como o único que não se encontra entre a Europa e a Ásia, mas sim entre a África e a Ásia. Mas será que o Egipto também fará parte da nossa futura lista de países com territórios noutros continentes?


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

5 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: