Cinco casos bizarros do Efeito de Mandela

Cinco casos bizarros do Efeito de Mandela Cultura de Algibeira

Decidimos começar esta semana com um artigo bizarro, uma categoria aqui do nosso site que já não recebia artigos novos há algum tempo. Posto isto, decidimos ir em busca de casos do Efeito de Mandela, isto é, uma distorção da memória que leva grupos de pessoas a acreditar em algo que nunca aconteceu. Vamos lá a isto?

1 – Morte de Nelson Mandela

Sabes em que ano faleceu Nelson Mandela? Se respondeste que Nelson Mandela faleceu no ano de 2013, estás certo. No entanto, aquando da sua morte, um enorme grupo de pessoas ao redor do globo era capaz de jurar que se lembravam deste ter morrido na prisão durante a década de 80, lembrando-se inclusive de ver notícias sobre a sua morte nessa altura e a própria transmissão do seu funeral. E foi mesmo esta situação que levou a que o Efeito de Mandela fosse assim nomeado e, a partir daí, uma enorme lista de casos de distorção colectiva de memórias como este foram encontradas um pouco por todo o mundo.

2 – C3PO

Nem a saga Star Wars consegue escapar ao Efeito de Mandela, tendo vários exemplos deste caso ao longo dos seus filmes. Mas para este caso em específico, vamos focar-nos num dos casos que mais surpreendeu toda a gente, uma vez que grande parte dos fãs da série garantem que C3PO sempre teve o corpo totalmente feito de ouro mas, no entanto, este tem a sua perna direita feita de prata.

3 – Monopólio

Nem mesmo os jogos de tabuleiro escapam ao Efeito de Mandela. Lembras-te do homem que aparece sempre junto do logo do Monopólio? Dirias que ele tem um monóculo? Se disseste que sim, podes juntar-te ao enorme grupo de pessoas que também diz o mesmo mas a verdade é que este bonequinho nunca teve qualquer monóculo em toda a história do jogo.

4 – Queen

Vamos também ao mundo da música? Neste caso, vamos falar sobre os Queen e sobre a mítica música We Are The Champions. Como é que é mesmo o final desta música? There’s no time for losers because we are the champions… E é só isso, nunca disseram of the world no final da música, apesar de até nós próprios sermos capazes de jurar que aquelas três palavras faziam parte do final da canção.

5 – Looney Tunes

E para fechar este artigo de hoje, temos um caso que também nos enganou até ao momento em que escrevemos este artigo sobre a Looney Tunes. Nós sempre pensamos que o verdadeiro nome deste conjunto de desenhos animados era Looney Toons, numa abreviação de cartoons, mas a realidade é que se chamam mesmo Looney Tunes, embora nenhuma das personagens tenha por hábito cantar durante os episódios.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Bizarro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s