Saltar para o conteúdo
Anúncios

As sete ilhas do Arquipélago da Madeira

As sete ilhas do Arquipélago da Madeira Cultura de Algibeira

Esta semana já cá muito falamos da Ilha da Madeira no artigo sobre as montanhas mais altas de Portugal, mas falar do nosso local de origem nunca é demais e, por isso mesmo, hoje decidimos trazer-te as sete ilhas que compõem o arquipélago da Madeira, algo que também já fizemos para o arquipélago dos Açores.

1 – Ilha da Madeira

Comecemos então este nosso artigo de hoje com a principal ilha do arquipélago, a Ilha da Madeira. Sendo a ilha que dá o nome ao próprio arquipélago, esta é composta por cerca de 260 mil habitantes distribuídos ao longo de 741 quilómetros quadrados.

2 – Ilha do Porto Santo

A segunda principal ilha deste arquipélago é a Ilha do Porto Santo, uma ilha conhecida sobretudo pelo seu extenso areal que lhe dá o nome de Ilha Dourada. Ao longo dos 42 quilómetros quadrados desta ilha vivem cerca de 5500 pessoas.

3 – Ilhéu Chão

O Ilhéu Chão situa-se no conjunto de ilhas conhecidas por Ilhas Desertas, sendo o ponto que se encontra mais a norte neste agrupamento. Esta é mesmo a ilha mais pequena das Desertas, sendo totalmente desabitada.

4 – Deserta Grande

Ainda na Ilhas Desertas é possível encontrar a Deserta Grande, a maior das três ilhas que compõem este sub-arquipélago. Com 10 quilómetros quadrados de extensão, não foi possível colonizar esta ilha face às suas arribas mas, no entanto, estão sempre alocados Vigilantes da Natureza a esta ilha que por lá vivem durante meses em rotação.

5 – Ilha do Bugio

A última ilha que podes encontrar nas Ilhas Desertas é a Ilha do Bugio. Tal como as duas ilhas anteriores, existem aqui plantas e animais únicos no mundo, como é o caso da Freira-do-bugio, tudo factores que colocam estas ilhas como Sítio de Interesse Comunitário e Zona de Protecção Especial da União Europeia.

6 – Selvagem Grande

Entramos agora num outro sub-arquipélago madeirense, as Ilhas Selvagens. Começando pela maior das ilhas, a Selvagem Grande, esta tem apenas 5 quilómetros quadrados e é a única das ilhas deste sub-arquipélago que é habitada durante todo o ano, existindo rotação de vigilantes do Parque Natural da Madeira a cada três semanas. Esta habitação permanente prende-se com uma disputa com Espanha face à Zona Económica Exclusiva portuguesa.

7 – Selvagem Pequena

Por fim, a última ilha de que nos falta aqui falar é a Selvagem Pequena, uma ilha com uma altitude tão baixa que, com a maré vazia, vê a sua dimensão quase duplicar. Pelos mesmos motivos que mencionamos na ilha anterior, esta ilha tem uma estação de vigilância que é ocupada entre Abril e Novembro, uma vez que no resto do ano esta ilha é de difícil acesso.

Crédito Cultura de Algibeira

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: