Saltar para o conteúdo
Anúncios

As nove ilhas dos Açores

Açores II

Já por diversas vezes aqui falamos do arquipélago da Madeira, mas a verdade é que nunca dedicamos um artigo inteiro à Região Autónoma dos Açores. Bem, até hoje! Porquê? Porque hoje vamos testar a tua cultura geral e ver se conheces as nove ilhas que compõem este arquipélago!

1 – Corvo

Começamos este nosso artigo de hoje no Grupo Ocidental dos Açores, em específico na ilha do Corvo. Esta é a mais pequena ilha do arquipélago, tendo apenas 17 quilómetros quadrados de área e sendo casa de apenas 430 pessoas.

2 – Flores

Seguimos para a ilha das Flores, também situada no Grupo Ocidental dos Açores. Esta ilha é constituída maioritariamente por terreno montanhoso, tendo mais de 140 quilómetros quadrados de área e tendo o seu ponto mais alto no Morro Alto a 914 metros de altitude. São cerca de 4000 as pessoas que aqui habitam.

3 – Faial

Entramos agora no Grupo Central do arquipélago dos Açores para falar da ilha do Faial, uma ilha que tem uma área aproximada de 172 quilómetros quadrados. Esta ilha conta com cerca de 15000 habitantes e é casa do parlamento açoriano, situado na cidade da Horta, o único concelho do Faial.

4 – Graciosa

Segue-se a ilha Graciosa nesta lista sobre os Açores e no Grupo Central do arquipélago. Esta ilha tem uma área aproximada de 60 quilómetros quadrados, sendo considerada a menos montanhosa de todas as ilhas do arquipélago. A Graciosa é ainda casa de cerca de 4400 habitantes.

5 – Pico

A ilha do Pico situa-se no Grupo Central da Região Autónoma dos Açores, é a segunda maior ilha do arquipélago e é ainda o local onde se encontra a Montanha do Pico, a mais alta montanha de Portugal. Esta ilha tem aproximadamente 450 quilómetros quadrados de área e conta com pouco mais de 14000 habitantes.

6 – São Jorge

Ainda no Grupo Central dos Açores temos a ilha de São Jorge que é casa de cerca de 9100 habitantes, de acordo com os Censos de 2011. No total, esta ilha tem quase 240 quilómetros de área, sendo mesmo das maiores ilhas do arquipélago.

7 – Terceira

A última ilha do Grupo Central dos Açores é a ilha Terceira, ilha que contém Angra do Heroísmo, umas das antigas capitais do território português. O nome desta ilha era originalmente o nome de todo o arquipélago dos Açores, uma vez que os arquipélagos atlânticos foram nomeados por ordem de descoberta – o arquipélago das Canárias era conhecido por Ilhas Primeiras, o arquipélago da Madeira por Ilhas Segundas e, por fim, o arquipélago dos Açores por Ilhas Terceiras. Esta denominação caiu em desuso, tendo este nome então ficado associado apenas esta ilha com 402 quilómetros quadrados e 56000 habitantes.

8 – Santa Maria

Entramos agora no último grupo de ilhas da Região Autónoma dos Açores, o Grupo Oriental. Esta ilha é a que se situa mais a sudeste de todo o arquipélago, tem uma área de 97 quilómetros quadrados e conta com quase 5600 residentes.

9 – São Miguel

Por fim, falta-nos falar da principal e maior ilha do arquipélago dos Açores, São Miguel. Com quase 750 quilómetros quadrados de superfície, esta ilha tem cerca de 140000 habitantes, sendo hoje em dia um dos pólos turísticos de Portugal com muitos turistas a rumarem todos os dias a esta ilha para descobrirem a Lagoa das Sete Cidades e as muitas outras maravilhas naturais que esta ilha guarda.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: