Saltar para o conteúdo
Anúncios

As cinco cidades que já foram capital de Portugal

Capital II

Se te perguntarem qual é a capital de Portugal, tu rapidamente sabes a resposta, certo? Mas e se te perguntarem sobre as anteriores capitais portuguesas, serias capaz de responder? Não? Então não te preocupes, porque isso é o nosso tema de hoje.

1 – Guimarães

Não é por acaso que a cidade de Guimarães é chamada de cidade berço de Portugal. Sendo uma cidade chave na independência de Portugal, esta cidade foi a capital do Condado Portucalense e assim se manteve durante vários anos.

2 – Coimbra

Seguiu-se Coimbra como capital do nosso país, depois da cidade começar a ganhar uma importância cada vez maior. Essa importância levou D. Afonso Henriques a mudar a capital do Condado Portucalense de Guimarães para Coimbra, estatuto que a cidade dos estudantes manteve até 1255.

3 – Lisboa

Seguiu-se Lisboa, a actual capital portuguesa. Mas isso não significa que Lisboa seja capital do nosso país há já quase 800 anos! Esta cidade tornou-se capital do país após a mudança das cortes de Coimbra para Lisboa, que se estava a tornar uma cidade cada vez mais próspera.

4 – Rio de Janeiro

Com as invasões francesas a decorrer durante o século XIX, a coroa portuguesa mudou-se temporariamente para o Brasil e isso fez com que a cidade do Rio de Janeiro se tornasse a capital de Portugal. Durante este período, a governação de todo o império português foi feita desde a cidade maravilhosa.

5 – Angra do Heroísmo

Por fim, também os Açores já foram casa da capital portuguesa, mais precisamente a cidade de Angra do Heroísmo na Ilha Terceira. Esta cidade foi capital por duas vezes ao longo da história do nosso país, a primeira entre 1580 e 1582 quando D. António, Prior do Crato estabeleceu ali o seu governo. A segunda vez aconteceu num decreto de 1830, devido à instalação da Junta Provisória de D. Maria II de Portugal nesta cidade açoriana.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: