Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dezasseis países membros da OPEP

Os dezasseis países membros da OPEP Cultura de Algibeira

Hoje estamos de volta a um artigo sobre petróleo. Depois de termos falado dos países com maiores reservas de petróleo do planeta, hoje decidimos falar sobre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e, assim, apresentar-te que países compõem esta organização que controla os preços do petróleo ao redor do globo.

1 – Angola

Começamos este nosso artigo em África e num país com uma longa ligação histórica a Portugal. Estamos a falar de Angola, país que é então membro da OPEP deste Janeiro de 2007.

2 – Argélia

Seguimos agora para a Argélia, outro país africano que se encontra entre os membros da OPEP. Este país aderiu à Organização dos Países Exportadores de Petróleo desde Julho de 1969.

3 – Gabão

Falemos então agora do Gabão, uma das aquisições mais recentes por parte da OPEP. Este país africano faz parte desta organização apenas desde 2017.

4 – Guiné Equatorial

Também em 2017 foi a vez da Guiné Equatorial se juntar à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, fazendo com que o Gabão e a Guiné Equatorial sejam mesmo os membros mais recentes deste restrito grupo.

5 – Líbia

Foi em Dezembro de 1962 que a Líbia deu entrada na Organização dos Países Exportadores de Petróleo, sendo que se mantém na mesma até aos dias de hoje sem qualquer interrupção.

6 – Nigéria

Falemos agora da Nigéria, um outro membro da OPEP que já se encontra neste grupo há várias décadas. No caso deste país, a sua entrada aconteceu em Julho de 1971.

7 – Gabão

Por fim, o último país africano desta lista é o Gabão, país que inicialmente pertenceu à OPEP entre os anos de 1975 e 1994. Após a sua saída, este país voltou a entrar nesta organização, uma situação que se consumou em Julho de 2016.

8 – Venezuela

Falemos agora de países da América do Sul, começando então pela Venezuela, um membro desde Setembro de 1960, altura em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo foi oficialmente criada.

9 – Equador

O único outro país do continente americano a fazer parte desta organização é mesmo o Equador, um país que, tal como o Gabão, se encontra agora numa segunda participação neste grupo. Inicialmente, o Equador foi membro da OPEP entre 1973 e 1992, tendo retomado a participação em Dezembro de 2007.

10 – Arábia Saudita

Entrando agora no Médio Oriente, vamos encontrar uma série de países que pertencem à OPEP desde a sua origem, em Setembro de 1960. Um exemplo disso é a Arábia Saudita, país que é mundialmente conhecido pelo seu petróleo.

11 – Emirados Árabes Unidos

Na realidade, apenas dois países membros desta organização no Médio Oriente não aderiram ao mesmo a partir da data da sua fundação. Os Emirados Árabes Unidos são um desses países, tendo apenas aderido à OPEP em Novembro de 1967.

12 – Irão

Segue-se o Irão nesta nossa lista, um dos membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Como tal, é membro deste grupo desde Setembro de 1960.

13 – Iraque

É altura de falar do Iraque, país no qual decorreu a conferência em que se assinou o protocolo que deu origem à OPEP. Sem surpresas, é também membro da organização desde a sua origem em Setembro de 1960.

14 – Kuwait

O último membro a ter dado entrada nesta organização em Setembro de 1960 e a manter-se até aos dias de hoje é mesmo o Kuwait. Apesar do Médio Oriente e a língua árabe ser comum a grande parte dos membros da OPEP, a língua oficial desta organização é o inglês.

15 – Catar

O Catar é o último país do Médio Oriente a entrar neste artigo de hoje, tendo aderido à Organização dos Países Exportadores de Petróleo em Dezembro de 1961. Apesar deste organismo ter grande parte da sua história ligada ao Médio Oriente, a sede do mesmo localiza-se na Europa, mais precisamente na Áustria.

16 – Indonésia

Por fim, o último país membro da OPEP localiza-se na Ásia, pertencendo também ao grupo de países que se encontram na sua segunda participação. Originalmente membro entre 1962 e 2009, a Indonésia apenas em Janeiro de 2016 regressou ao organismo.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: