Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os catorze países com mais que uma capital

catorze países com mais que uma capital - Cultura de Algibeira

Nós sabemos no que é que estás a pensar! “Lá vêm eles outra vez com mais um artigo estranho sobre capitais”… Bem, a culpa não é nossa, é dos países que sentem que ter uma capital não é suficiente e que, como tal, se tornam num óbvio tema de artigo aqui no Cultura de Algibeira. Estando os esclarecimentos feitos, passemos então ao que nos trouxe aqui hoje!

1 – Benim

Começamos então este nosso artigo em África, mais especificamente em pleno Benim. Este país conta com duas cidades enquanto capitais, sendo elas a cidade de Porto-Novo e a cidade de Cotonou. Enquanto a primeira é a capital prevista por lei, a segunda cidade é também considerada, na prática, como capital por ser a sede do governo e das instituições de justiça do país.

2 – Bolívia

Seguindo para a América do Sul, cruzamo-nos com a Bolívia, um outro país com duas capitais. Falamos de Sucre, cidade que é reconhecida por lei como a capital oficial do país e de La Paz, cidade que é sede do poder executivo e legislativo boliviano.

3 – Chile

Ainda na América do Sul, temos também o Chile representado com duas capitais. A mais conhecida, Santiago, é mesmo a capital oficialmente prevista por lei, sendo também a casa do poder administrativo e judicial. Ainda assim, face à presa do poder legislativo na cidade de Valparaíso, esta é também reconhecida como capital do país.

4 – Costa do Marfim

De volta a África, a Costa do Marfim é mais um país com duas capitais. No caso deste país, a lei prevê que Yamoussoukro seja considerada como a capital oficial mas, ainda assim, a sede de governo está sediada em Abidjan, o que lhe confere o estatuto de capital.

5 – Geórgia

Seguimos agora para um país transcontinental, a Geórgia, sendo que este país é também composto por duas capitais. No caso deste país temos Tbilisi como capital oficial, sede de governo e residência do presidente mas, ainda assim, a capital legislativa situa-se em Kutaisi.

6 – Honduras

Ainda ontem falamos das Honduras no nosso artigo sobre os maiores produtores de café do mundo e cá estamos a falar sobre ela novamente. O caso das Honduras é diferente dos anteriores, uma vez que a sua legislação prevê que a capital do país é o distrito central do país, distrito esse composto por duas cidades. Assim sendo, tanto Tegucigalpa como Comayagüela são consideradas como cidades capitais de Honduras.

7 – Malásia

Seguimos de novo para a Ásia, onde a Malásia é o país de que vamos falar agora. Apesar de Kuala Lumpur ser a capital oficial e casa da família real, a verdade é que é em Putrajaya que se situa o poder administrativo e judicial, tornando essa cidade na segunda capital do país.

8 – Países Baixos

Também na Europa existe o caso de um país composto por duas capitais! No caso dos Países Baixos, apesar de Amesterdão ser a capital prevista pela Constituição, a cidade de Haia também assume o estatuto de capital por ser sede de governo.

9 – África do Sul

A África do Sul é o caso mais especial desta lista por ser o único país que não conta com duas capitais, mas sim com três! E essas três cidades são as seguintes: Pretoria, considerada a capital administrativa e executiva; Cidade do Cabo, considerada a capital legislativa do país; e a cidade de Bloemfontein, que é a sede do poder judicial do país.

10 – Sri Lanka

De volta à Ásia, temos o Sri Lanka como o país de que vamos agora falar. Com uma primeira capital a ser a cidade de Colombo por motivos comerciais e de sede do executivo nacional, este país conta ainda com a cidade de Sri Jayawardenepura Kotte como capital legislativa.

11 – Suazilândia

Continuamos a nossa lista de hoje com a Suazilândia e as suas duas cidades capitais. Começando por Mbabane, esta é considerada a capital administrativa do país, enquanto que a cidade de Lobamba é a casa do poder legislativo e da família real do país.

12 – Tanzânia

Seguimos para a Tanzânia neste nosso artigo de hoje sobre países com mais que uma capital. Neste caso em específico, temos a cidade de Dodoma prevista como capital oficial do país mas Dar es Salaam merece o mesmo estatuto por ser, na prática, a sede do governo nacional.

13 – Saara Ocidental

Os últimos dois países do nosso artigo de hoje são também casos especiais nos motivos pelos quais têm mais que uma capital. Começando pelo Saara Ocidental, apesar deste ter Laayoune como capital declarada, a sua capital temporária situa-se em Tifariti, face à disputa de território existente na localização da primeira das duas cidades.

14 – Iémen

Por fim, o Iémen é o último país com mais que uma capital de que nos falta falar no artigo de hoje. No caso deste país, estes contam com Aden como capital temporária, uma vez que a sua capital internacionalmente reconhecida, Sana’a, encontra-se sob ocupação do movimento armado Ansar Allah.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: