Skip to content
Anúncios

Os dez países com menor elevação média

Os dez países com menor elevação média - Cultura de Algibeira

Mais uma semana de artigos começa aqui no Cultura de Algibeira, com o tópico de hoje a estar relacionado com a elevação média dos países. Mais especificamente, vamos falar daqueles que são os dez países com a menor altitude média face ao nível do mar.

10 – Trindade e Tobago

Começamos este artigo no meio das Caraíbas, onde se encontram as ilhas de Trindade e Tobago. Este conjunto de duas ilhas tem uma elevação média de apenas 83 metros acima do nível do mar, o que já te faz imaginar a elevação dos restantes países da lista.

9 – Guiné-Bissau

Já na costa africana encontra-se a Guiné-Bissau, um país tropical que conta com uma elevação média de apenas 70 metros acima do nível do mar. Esta antiga colónia portuguesa é o único país de língua oficial portuguesa a fazer parte da lista de hoje.

8 – Senegal

Ainda no continente africano segue-se o Senegal, um país que conta com uma elevação média de 69 metros acima do nível do mar ao longo dos seus mais de 195 mil quilómetros quadrados de território.

7 – Estónia

Vamos agora à Europa para falar da Estónia, um país que tem uma elevação média de 61 metros sobre o nível do mar. Apesar de ser apenas o primeiro país europeu, está longe de ser o único na lista.

6 – Gâmbia

Voltamos a África e para um país vizinho do Senegal e da Guiné-Bissau, a Gâmbia! Como já deves ter percebido, a altitude não é o ponto forte desta região africana, o que faz com que a altura média deste país seja de apenas 34 metros.

5 – Dinamarca

Também com 34 metros de elevação média sobre o nível do mar encontra-se a Dinamarca, um país europeu que é rodeado por água a quase toda a sua volta. Ainda assim, este não é o país mais baixo da Europa, esse vem já de seguida…

4 – Países Baixos

Seguimos então para o país mais baixo da Europa, os Países Baixos. Com uma elevação média de apenas 30 metros acima do nível do mar, não é nenhuma surpresa ver este país aqui, já que cidades como Amesterdão existem sustentadas por barrotes debaixo de água face à baixa altitude da região.

3 – Catar

Já no Médio Oriente encontramos o Catar, um país repleto de planícies de areia que o colocam no pódio dos países mais baixos do mundo. Este país tem apenas uma elevação média de 28 metros sobre o nível do mar.

2 – Singapura

Entramos nas duas últimas posições desta lista e vamos acabar tal como começamos, a falar de países insulares! Na segunda posição e ainda longe da primeira temos então Singapura, com uma altitude média de 15 metros acima do nível do mar.

1 – Maldivas

Por fim, viajamos até às Maldivas para encontrar um arquipélago com 1196 ilhas que têm uma elevação média de apenas 1,8 metros! Sim, isso mesmo, menos de 2 metros de altitude média! O que é que isto significa? Que tu és, muito provavelmente, mais alto que o país mais baixo do mundo!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: