Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os nove países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

9 países Comunidade Países Língua Portuguesa Cultura de Algibeira

Numa semana em que celebramos o Dia de Portugal, decidimos que seria uma boa ideia falar sobre a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. Esta organização tem um âmbito internacional e é formada por países falantes de língua portuguesa com o objectivo de aprofundarem o clima de amizade e cooperação mútua entre os países-membros. Mas quais são os países-membros? É isso que vais descobrir hoje!

1 – Angola

Abrimos a lista de hoje com Angola, um dos sete países fundadores da CPLP. Com uma população de quase 30 milhões de pessoas, o português é a língua oficial do país, embora existam ainda outras seis línguas com estatuto de línguas nacionais: kikongo, chokwe, umbundu, kimbundu, nganguela e kwanyama.

2 – Brasil

Outro dos países fundadores da CPLP foi aquele que é o maior país lusófono do mundo, o Brasil! Sendo um país que conta com o português como única língua oficial, são mais de 200 milhões o número de pessoas falantes desta nossa língua.

3 – Cabo Verde

Seguimos para Cabo Verde, um país insular cuja língua oficial é também o português e que, por isso, foi também um dos membros fundadores da CPLP em 1996. Este país tem pouco mais de 550 mil habitantes, todos eles falantes de português e é o país de origem da actual directora geral da organização, Georgina Benrós de Mello.

4 – Guiné-Bissau

Se formos até à África Ocidental vamos encontrar a Guiné-Bissau, um país com 1,8 milhões de habitantes que foi a primeira colónia portuguesa do continente africano a ter a sua independência reconhecida por Portugal. Tendo português como língua oficial, o crioulo da Guiné-Bissau é também uma outra língua falada a nível nacional.

5 – Guiné Equatorial

Falemos agora do membro mais recente da CPLP, a Guiné Equatorial! Integrado apenas em 2014, este país com pouco mais de 1 milhão de habitantes tem três línguas oficiais, sendo elas o espanhol, o francês e o português – esta última tendo então garantido o direito do país pertencer à organização mundial de que estamos a falar hoje.

6 – Moçambique

Voltemos então aos países fundadores, onde Moçambique surge enquanto um dos maiores países falantes de língua portuguesa. Sendo esta a sua língua oficial, o país tem cerca de 30 milhões de habitantes que partilham a língua de Camões todos os dias.

7 – Portugal

Portugal é outro dos membros fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e estranho seria se não o fosse! Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, foi neste país que esta língua surgiu e foi através dos seus navegadores que a língua foi levada para todos os restantes países desta comunidade.

8 – São Tomé e Príncipe

O último dos países fundadores desta organização foi São Tomé e Príncipe, mais um país insular da costa africana. Com 200 mil habitantes falantes de português, este país tem a actual secretária executiva da organização, Maria do Carmo Silveira.

9 – Timor-Leste

Por fim, fechamos a lista de hoje com Timor-Leste, um país situado no Sudeste Asiático que tem o português e o tétum como línguas oficiais. Com cerca de 1,2 milhões de habitantes, este país apenas se juntou à CPLP em 2002, altura em que se libertou da ocupação indonésia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: