Saltar para o conteúdo
Anúncios

As cinco luas de Plutão

As cinco luas de Plutão - Cultura de Algibeira

Depois de termos falado do nosso sistema solar com muita pena de não incluir Plutão na lista, decidimos que ele merecia um artigo inteiro sobre si! Nesse sentido, decidimos olhar às luas que constantemente acompanham aquele que em tempos foi o mais pequeno e mais longínquo planeta do nosso sistema solar.

1 – Styx

Comecemos for falar de Styx, uma pequena lua de Plutão que foi apenas descoberta e oficializada em 2012, tendo sido fotografada em 2015 pela nave New Horizons. Esta lua demora cerca de 20,2 dias terrestres a completar a sua órbita em redor de Plutão.

2 – Kerberos

Um ano antes da descoberta e anúncio de Styx, foi Kerberos quem foi descoberto e anunciado pelos investigadores que utilizam o telescópio Hubble. Esta lua completa a sua órbita sobre plutão em cerca de 32,1 dias terrestres.

3 – Nix

Descoberta em 2005, Nix é uma das cinco luas de Plutão, sendo mesmo uma das luas das quais existem fotos em melhor definição. Esta pequena lua acaba por ter um período orbital aproximado de 24,9 dias terrestres.

4 – Hydra

Hydra é uma outra pequena lua de Plutão que foi descoberta em simultâneo com Nix em Junho de 2005. Com 38,2 dias terrestres de período orbital, esta é a lua que demora mais tempo a dar uma volta completa a Plutão.

5 – Charon

Por fim, temos a maior lua de Plutão, Charon. Descoberta em 1978, esta lua é a única das cinco que tem um formato esférico, acabando por ter o período orbital mais curto de todas as luas de Plutão, demorando apenas 6,387 dias a completar uma volta completa sobre o antigo planeta do nosso sistema solar.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: