Skip to content
Anúncios

Os oito planetas do Sistema Solar

Solar II

Ainda te lembras da última vez que falamos sobre o Universo aqui no Cultura de Algibeira? Sim, nós já sabemos que se passou algum tempo e, por isso mesmo, decidimos que era altura de voltar a este tema, hoje focados no nosso sistema solar e em recordar-te quais os oito planetas que o compõem, uma vez que Plutão já não faz parte desta lista.

1 – Mercúrio

Começamos em Mercúrio, o planeta mais pequeno de todo o nosso sistema solar e também aquele que está mais perto do Sol. Devido à sua proximidade com o principal astro do nosso sistema, este planeta demora apenas 87,696 dias terrestres a completar a sua órbita.

2 – Vénus

Seguimos para Vénus, o segundo planeta do nosso sistema solar, isto quando nos referimos à proximidade com o Sol. Com uma órbita que dura 224,7 dias terrestres, este planeta é o segundo objecto mais brilhante do céu nocturno aqui na Terra, apenas atrás da nossa Lua.

3 – Terra

O nosso planeta é quem se segue na lista! O planeta Terra é o terceiro mais próximo do Sol, demorando pouco mais de 365 dias a dar uma volta completa ao redor deste astro. E, até aos dias de hoje, é o único planeta de que temos conhecimento da existência de vida.

4 – Marte

Continuando com a nossa viagem galáctica, chegamos agora a Marte, um dos planetas que desperta maior curiosidade a todos os terrestres devido a todas as suas associações a vida extraterrestre. Este planeta demora cerca de 686,971 dias terrestres a completar uma volta em torno do Sol.

5 – Júpiter

Passemos ao maior planeta do Sistema Solar, Júpiter! E quando dizemos que é o maior, não estamos só a falar em diâmetro, mas também em massa, uma vez que a massa deste é superior à de todos os outros planetas do nosso sistema juntos. Devido à distância a que se encontra do sol, este planeta demora 4331,572 dias terrestres – isto é, quase 12 anos – a completar a sua órbita.

6 – Saturno

Chegamos agora ao sexto planeta a partir do Sol, Saturno, o planeta que é conhecido pelos seus enormes anéis. Situado a cerca de 9,5 unidades astronómicas do Sol, este planeta gasoso demora 10759,22 dias terrestres a completar a sua órbita. Por outras palavras, este planeta demora mais de 29 anos a dar uma volta completa em torno do Sol.

7 – Urano

Seguimos para o penúltimo planeta do nosso sistema solar, Urano, um planeta que tem uma velocidade orbital de apenas 6,81 quilómetros por hora. Por comparação, o nosso planeta move-se a 107200 quilómetros por hora, sendo esta velocidade parte dos motivos que levam Urano a demorar 30799,095 dias terrestres a dar uma volta completa ao Sol. Para te facilitar as contas, são 84 anos.

8 – Neptuno

Por fim, só nos resta falar de Neptuno, o planeta que se encontra mais distante do sol, estando mesmo a mais de 30 unidades astronómicas de distância. Face a esta distância e baixa velocidade orbital, este planeta demora 60190,03 dias terrestres a completar uma volta completa sobre o Sol. Como este número equivale a 164,79 anos terrestres, dificilmente serás capaz de presenciar uma volta completa deste planeta em torno do sol, a menos que a ciência tenha avanços enormes nos próximos tempos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: