Skip to content
Anúncios

Os sete planetas mais misteriosos do Universo

Os sete planetas mais misteriosos do Universo - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Estamos mais uma vez de volta ao espaço mas hoje não vamos andar de volta de galáxias ou buracos negros. Hoje o nosso foco está nos planetas e em mostrar-te alguns dos planetas mais misteriosos do Universo. Preparado para esta viagem? Não te esqueças de apertar o cinto de segurança!

1 – Planeta Terra

Achavam mesmo que nos íamos escapar a esta lista? Apesar de sermos o planeta sobre o qual temos mais conhecimento, não deixa de ser algo misterioso como é que, até hoje, apenas é conhecida a existência de vida tal como nós a conhecemos no nosso planeta! Enquanto pessoas que acreditam na existência de vida semelhante à humana noutros planetas do Universo, vamos aproveitar o nosso lugar nesta lista enquanto o podemos manter.

2 – PSR J1719-1438 b

Não adoras o nome que os cientistas dão aos planetas que encontram? Mas o que tem este planeta de tão interessante além do seu nome? Ele é feito de diamante! Descoberto a 25 de Agosto de 2011, o interior deste planeta é composto por carbono cristalizado que, após condensação, formou então um enorme diamante. Nem queremos imaginar quanto é que este planeta poderia valer num leilão!

3 – TrES-2b

Os nomes estranhos continuam! Descoberto em 2011, este planeta está localizado a 750 anos luz do planeta Terra e é o exoplaneta mais escuro alguma vez descoberto pelos nossos cientistas! Reflectindo menos de 1% da luz da estrela GSC 03549-02811, acredita-se que este planeta seja um gigante gasoso, com uma composição semelhante à de Júpiter.

4 – HD 189733b

A 63 anos luz da Terra, este planeta foi descoberto a 5 de Outubro de 2005. Sendo parecido com Júpiter, foi recentemente descoberta a existência de vapor de água na atmosfera deste exoplaneta. Se é isto que o torna misterioso? Não, isto foram só curiosidades! Este planeta é conhecido pelas suas tempestades em que os ventos atingem quase os 8700 quilómetros por hora, com temperaturas acima dos 1000ºC e com chuva de bocados de vidro! Lembrem-nos de nunca lá meter os pés!

5 – HD 106906 b

A 300 anos luz do nosso planeta está localizado um dos exoplanetas que mais surpreendeu os cientistas até hoje! Tendo 11 vezes o tamanho de Júpiter e 650 Unidades Astronómicas de distância da estrela sobre a qual orbita (1 Unidade Astronómica é uma medida de distância aproximadamente igual à distância entre a Terra e o Sol), este é dos planetas com maior distância à sua estrela alguma vez encontrado. Apesar de não existir nenhuma teoria de formação planetária que consiga explicar como se formou este enorme planeta, a temperatura média da sua superfície é de 1500ºC! E isto a 97.238.616.000 quilómetros de distância da sua estrela!

6 – GJ 1214b

Este planeta encontra-se bem perto de nós, estando a apenas 40 anos luz do Planeta Terra. Descoberto a 16 de Dezembro de 2009, grande parte da massa deste planeta é composta por água, com apenas 25% da sua superfície a ser composta por rochas. No entanto, uma vez que a temperatura à superfície deste planeta é de 200ºC, acredita-se que possam existir gelo quente e água superfluída neste planeta, duas substâncias que não são conhecidas do quotidiano terrestre.

7 – Kepler-16b

E, para terminar, uma breve homenagem ao Star Wars! Porquê? Porque o Kepler-16b foi o primeiro planeta que orbita uma estrela binária a ser descoberto, tal como o planeta Tatooine nos filmes da saga espacial. Por outras palavras, foi o primeiro planeta com dois sóis a conseguir ser avistado pelos nossos cientistas. Para quando agendamos a nossa próxima viagem pelo Universo?


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: