Skip to content
Anúncios

As dez melhores prestações de Portugal no Festival Eurovisão

10 melhores prestações Portugal Eurovisão Cultura de Algibeira

A história de Portugal no Festival Eurovisão da Canção é já longa, uma vez que este ano representa a 50ª vez que o nosso país participa na maior competição musical da Europa. Apesar disso, foram apenas dez as vezes em que Portugal acabou por ficar entre os dez primeiros desta competição e é sobre essas prestações que aqui vamos falar hoje.

10 – Fernando Tordo – Tourada

A primeira vez que Portugal conquistou um lugar entre os primeiros dez países da Eurovisão foi em 1973 no Luxemburgo,. O artista responsável por este feito foi Fernando Tordo, que alcançou o 10º lugar com Tourada, uma música também associada ao 25 de Abril de 1974.

9 – Anabela – A cidade (até ser dia)

Portugal voltou a alcançar um 10º lugar na Eurovisão no ano de 1993 na Irlanda, através de Anabela, cantora que na altura tinha apenas 16 anos! Passados 25 anos desde este momento, esta continua a ser das músicas mais conhecidas da artista que actualmente se dedica ao teatro musical.

8 – Manuela Bravo – Sobe, sobe, balão sobe

Seguimos esta nossa viagem no tempo até à cidade de Jerusalém onde, em 1979, Manuela Bravo viria a conquistar o 9º lugar da 24ª edição do Festival Eurovisão da Canção. O sucesso da actuação de Manuela Bravo foi tanto que, graças à sua participação, esta conseguiu fazer carreira da música, apesar de na altura ser estudante de Direito.

7 – Tonicha – Menina do Alto da Serra

Segue-se mais um 9º lugar na Eurovisão, desta vez alcançado por Tonicha na Irlanda em 1971, um país que parece dar sorte a Portugal neste festival. Além de cantar esta música sobre uma rapariga camponesa em português, Tonicha ainda gravou versões em inglês, francês, castelhano e italiano.

6 – Dulce Pontes – Lusitana Paixão

Passemos a uma das voz mais emblemáticas da história da música portuguesa e da Eurovisão! Com o tema Lusitana Paixão, Dulce Pontes alcançou o 8º lugar da competição em 1991, o que lhe abriu as portas para uma carreira internacional de enorme sucesso enquanto soprano dramática.

5 – Sara Tavares – Chamar a Música

Estamos de volta à Irlanda para falar de outra das vozes mais marcantes da música portuguesa, Sara Tavares. Foi com Chamar a Música que a artista de ascendência cabo-verdiana terminou na 8ª posição da Eurovisão em 1994.

4 – José Cid – Um Grande, Grande Amor

Seria complicado falar do Festival Eurovisão da Canção em Portugal sem falar de José Cid, um artista que em 1980 conseguiu um 7º lugar nesta competição e que, em 2018, voltou a tentar a sua sorte no Festival da Canção na tentativa de representar o nosso país no certame. Será que o voltamos a ver no próximo ano?

3 – Carlos Mendes – A Festa da Vida

O primeiro 7º lugar da história de Portugal na Eurovisão foi mesmo alcançado por Carlos Mendes no ano de 1972 com A Festa da Vida, uma classificação que se manteria como a melhor do nosso país até à participação de que vamos falar em seguida.

2 – Lúcia Moniz – O meu coração não tem cor

Durante muitos anos parecia impossível alguma vez fazer melhor que Lúcia Moniz na Eurovisão enquanto representante de Portugal, após esta ter alcançado o 6º lugar da competição em 1996 na Noruega. Mas, felizmente, essa maldição de Portugal não vencer a Eurovisão foi quebrada por…

1 – Salvador Sobral – Amar Pelos Dois

Salvador Sobral! O grande responsável pela organização da Eurovisão em território nacional é também detentor da melhor prestação da história lusa no Festival Eurovisão da Canção, tendo até batido todos os recordes de pontuação existentes nesta competição, quer do lado do júri, quer do lado do público.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: