Skip to content
Anúncios

Os dez apelidos mais comuns em Portugal

Os dez apelidos mais comuns em Portugal - Cultura de Algibeira

Apelidos, todos os temos! Alguns têm um, alguns têm dois e outros são herdeiros do trono português e têm cerca de cinquenta e oito. Ainda assim, como é óbvio, alguns desses apelidos acabam por ser mais comuns que os outros e é sobre isso mesmo que vamos falar hoje. Será que o teu apelido está entre os dez apelidos mais comuns do país?

10 – Sousa

Sim, hoje começamos a contagem ao contrário! No décimo lugar dos apelidos mais comuns de Portugal estão os Sousa, que são mais de 300.000 pessoas! Representam cerca de 2,95% da população portuguesa mas, ainda assim, muito longe da principal referência deste mundo de apelidos.

9 – Jesus

Numa clara homenagem ao actual treinador do Sporting, cerca de 2,99% da população portuguesa possui o apelido Jesus. No entanto, temos também de admitir que uma percentagem das pessoas que têm este nome poderão ser originárias de famílias com uma grande relação com o Cristianismo, aquela que ainda é a religião predominante em Portugal.

8 – Martins

Derivado do latim Martinus, encontramos na oitava posição os Martins, apelido que é considerado como uma dedicatória ao Deus romano da Guerra, Marte. Apesar da associação histórica, esperemos que os 3,23% da população portuguesa com este apelido não inicie uma luta pela primeira posição deste ranking.

7 – Rodrigues

No sétimo lugar, temos os 3,57% da população portuguesa que são filhos de Rodrigo. Isso mesmo, este apelido surgiu por volta dos séculos XIV e XV em famílias que tinham como patriarca uma pessoa de seu nome Rodrigo. No entanto, estejam descansados, não são todos filhos do mesmo Rodrigo… Esperamos nós!

6 – Costa

Ai Costa… a vida Costa! Apanhaste a referência aos Malucos do Riso? Não? Bem, então deve ser porque pertences à faixa mais jovem destes 3,68% da população portuguesa. Apesar de ser um dos nomes de família mais comuns, continuamos muito longe do primeiro lugar.

5 – Oliveira

Com a entrada nos cinco apelidos mais comuns, damos também entrada à primeira árvore de fruto desta lista… E não a última! Com 3,71% da população portuguesa a partilhar deste nome que se encontra associado aos cultivadores de oliveiras, temos pessoas mais que suficientes para garantir a produção e comercialização de azeite durante muitos anos.

4 – Pereira

Segunda e última árvore de fruto da lista! As pessoas de seu apelido Pereira pertencem a um restrito grupo de 4,88% da população portuguesa, sendo que este apelido teve origem numa quinta de Vila Nova de Famalicão durante o século XII. E repararam que dos Oliveira para os Pereira, há uma diferença superior a 1%? Isso são mais de 100.000 pessoas!

3 – Ferreira

Entramos no nosso pódio com os Ferreira! Originalmente um nome de família associado a pessoas que trabalhavam com ferro ou que vinham de terras ricas em ferro, hoje em dia este nome está presente no cartão de cidadão de 5,25% da população portuguesa.

2 – Santos

No segundo lugar do pódio temos os Santos e esperamos que, neste momento, estejas já a fazer apostas com os teus amigos sobre qual é o apelido mais comum em Portugal! Mas voltando aos Santos, foi um sobrenome que inicialmente era atribuído a pessoas nascidas no primeiro dia de Novembro, o Dia de Todos os Santos. É ainda considerado um dos apelidos mais antigos de Portugal, sendo mesmo anterior à oficialização do Condado Portucalense. Este apelido faz parte do nome de 5,96% da população portuguesa.

1 – Silva

Em primeiro lugar temos os Silva! Resultado mais que esperado por ti que estás aí sentado a ler isto, já que existem 9,44% de probabilidade de tu mesmo seres um Silva! Tal como Santos, é um nome que tem uma origem anterior ao da criação de Portugal, significando floresta ou selva. Assim sendo, tendo também em conta que o brasão da família Silva é um leão, é justo dizer que os Silva são mesmo os Reis da Selva dos Apelidos!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: