Cinco curiosidades sobre animais

fd

Já se passou algum tempo desde a última vez que falamos sobre animais aqui no Cultura de Algibeira e por isso mesmo achamos que seria uma boa ideia trazer-te algumas curiosidades aleatórias sobre diversos animais. Quantos destes factos já conhecias?

1 – Baleias com pernas?

Por muito que só conheçamos baleias enquanto animais que vivem no oceano, há cerca de cinquenta milhões de anos atrás existiram uns antepassados desta espécie com pernas e que viviam em terra. Esse género extinto de cetáceo dava pelo nome de Pakicetus e além de ter quatro pernas, contava ainda com uma longa cauda.

2 – Código de Barras das Zebras

Quando é feito o acompanhamento de animais selvagens por parte de investigadores, muitas vezes opta-se por introduzir chips nos animais para que se possa saber que animal em específico está a ser observado. No entanto,no caso das zebras, uma vez que todas têm listras diferentes, foi criado um sistema chamado StripeSpotter, em que através de uma fotografia de uma zebra as suas listras são transformadas num código de barras único, sendo uma forma de as identificar sem ter de se aproximar das mesmas.

3 – Peixe da droga

Vamos agora falar sobre um peixe chamado salema,uma espécie que é também conhecida como o peixe que causa sonhos. Porquê? Porque a carne deste peixe tem propriedades alucinogénicas, sendo usados desde a Roma Antiga como uma forma de droga em festas.

4 – Amizade entre vacas

Não só na espécie humana se pode falar sobre amizades, uma vez que um estudo realizado no ano passado revelou que as vacas também desenvolvem sentimentos de amizade umas com as outras. Como foi feito este estudo? Ao colocar vacas com outras vacas já conhecidas e posteriormente com vacas desconhecidas em intervalos de trinta minutos, ao mesmo tempo que lhes eram medidos os batimentos cardíacos. O resultado? Quando estavam junto de vacas que lhes eram conhecidas, o seu ritmo cardíaco era mais baixo, bem como o seu nível de stress.

5 – À prova de água e de fogo

Por fim, vamos falar sobre um animal de que gostamos imenso, o alpaca. Mais especificamente, vamos falar sobre o seu pêlo, uma vez que este é resistente ao fogo e à água! Como assim? As características do pêlo deste animal têm um efeito retardante nas chamas, que acabam por se apagar, além de terem propriedades que fazem com que a humidade da água desapareça quase que instantaneamente. Por outras palavras, quase que andam vestidos com um fato à prova de balas.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Curiosidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s