As três partes da Divina Comédia

Hoje vamos falar sobre um tema que não nos é muito comum: literatura. Focados n’A Divina Comédia de Dante Alighieri, decidimos explorar as três partes que o compõem, sendo este um poema de viés épico e teológico. Já alguma vez o leste?

1 – Inferno

Este poema tem a sua primeira parte intitulada de Inferno, precisamente porque a acção do mesmo decorre no Inferno. Sendo este composto por um vestíbulo e nove círculos, Dante e Virgílio atravessam os diferentes níveis do Inferno em direcção ao centro da Terra, sendo que cada nível do Inferno é casa de diferentes pessoas conforme os pecados que estes cometeram em vida. Chegados ao centro da Terra, Dante e Virgílio começam a subir em direcção à saída, dando início à próxima parte da Divina Comédia.

2 – Purgatório

A história da Divina Comédia prossegue com o Purgatório, sendo este considerado como um espaço intermédio entre o Inferno e o Paraíso. Tal como o Inferno, o Purgatório é composto por diversos círculos, círculos esses que correspondem aos sete pecados capitais e que são ocupados por pessoas que se arrependeram em vida dos seus pecados e que se encontram em fase de expiação dos mesmos. No fim do Purgatório encontra-se então a entrada para o Paraíso, altura em que Dante e Virgílio se separam.

3 – Paraíso

Por fim, a terceira e última parte da Divina Comédia dá pelo nome de Paraíso, sendo esse nome precisamente representativo do local onde a acção decorre. Dentro do Paraíso existem sete céus móveis, céus esses que têm de ser atravessados de forma a chegarmos aos céus fixos onde existe finalmente a possibilidade de se encontrar com Deus. Se neste momento não tiveres nenhum livro na tua lista de espera, esta é uma obra que certamente te aconselhamos a ler.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Curiosidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s