Os cinco rios mais longos da Europa

Os cinco rios mais longos da Europa Cultura de Algibeira

Nos últimos artigos temos falado várias vezes sobre corpos de água e hoje não é excepção, já que vamos falar sobre aqueles que são os rios mais longos do continente europeu. Sabendo já à partida que nenhum deles passa por Portugal, será que consegues adivinhar algum dos cinco rios que aqui vamos falar?

5 – Rio Dom

A abrir este nosso artigo de hoje temos o Rio Dom, um rio localizado na Rússia. Nascendo perto da cidade de Tula, este percorre cerca de 1870 quilómetros até chegar ao Mar de Azove, local onde este desagua.

4 – Rio Dniepre

Seguimos em território russo para falar agora sobre o Rio Dniepre que tem a nascente nas colinas de Valdai, seguindo depois o seu curso pela Bielorrússia e Ucrânia, desaguando neste último país, no Mar Negro. Ao todo, estamos a falar de um comprimento total de 2201 quilómetros.

3 – Rio Ural

A abrir o nosso pódio de hoje temos então um rio que tem a sua nascente na Rússia, o mesmo que todos os países que falamos até ao momento. Nascendo nos Montes Urais, este rio atravessa o Cazaquistão para ir desaguar no Mar Cáspio, numa viagem de 2428 quilómetros.

2 – Rio Danúbio

Na segunda posição de hoje temos então o Rio Danúbio, o único rio deste artigo que não passa pela Rússia. Nascendo na Floresta Negra da Alemanha, o Rio Danúbio percorre a Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Ucrânia ao longo dos seus 2850 quilómetros de comprimento até desaguar no Mar Negro.

1 – Rio Volga

Por fim, o maior rio de toda a Europa é o Rio Volga, um rio que totaliza 3530 quilómetros de comprimento, todos eles dentro de território russo. Com a sua nascente nas colinas de Valdai como o Rio Dniepre, este desagua no Mar Cáspio tal como o Rio Ural.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s