Seis curiosidades sobre morcegos

Morcegos II

Este ano já muito se falou sobre morcegos nas notícias de todo o mundo, não estivesse esta espécie de animal na lista de maior suspeitos relativamente à origem do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Ainda assim, hoje vamos falar sobre eles e trazer-te algumas curiosidades sobre o mesmo.

1 – Mitologia Grega

Não sabemos bem porquê, mas quase tudo neste mundo está de alguma forma ligado à mitologia grega. No caso dos morcegos, existe uma fábula grega datada do ano 600 a.C. escrita por Aesop em que conta a história de um morcego que pediu um empréstimo para iniciar um negócio. Com o negócio a falir, o morcego passou a esconder-se durante o dia para evitar cruzar-se com aqueles a quem devia dinheiro, sendo então esse o motivo destes apenas serem vistos à noite.

2 – O morcego e o sapo

Em termos de relações com outro animais, existem algumas espécies de morcegos que se alimentam de outros animais mais pequenos, como é o caso dos sapos. No entanto, estes apenas se alimentam de sapos não venenosos e têm uma maneira única de os distinguir uns dos outros: através do coaxar das mesmas.

3 – Morcegos em tempo de dinossauros

Do lado da ciência, acredita-se que esta espécie de animais tenha vivido em conjunto com os dinossauros, tendo surgido algures entre 65 a 100 milhões de anos atrás. Até este momento, o exemplar mais antigo encontrado de um morcego data de há 35 milhões de anos atrás.

4 – Os morcegos na China

Na cultura chinesa, os morcegos são na realidade um símbolo de felicidade, algo que acontece também no Japão. Independentemente de tudo o que possa ter originado a situação mundial actual, a verdade é que a palavra morcego e a expressão “boa sorte” são até pronunciadas com o mesmo som.

5 – O único mamífero voador

Sabias que os morcegos são a única espécie de mamífero capaz de voar? Apesar de possivelmente já teres visto algum esquilo no meio do ar, a diferença entre as duas espécies é que os morcegos conseguem controlar o seu voo a qualquer momento, enquanto que os esquilos são apenas capazes de deslizar pelo ar.

6 – Ouviste alguma coisa?

E para fechar este artigo trazemos-te uma pequena curiosidade sobre a capacidade auditiva destes animais. Um morcego é capaz de ouvir frequências sonoras entre os 20 e os 120 mil Hertz, enquanto que nós humanos conseguimos apenas ouvir frequências entre os 20 e os 20 mil Hertz. Já os cães, que muitas vezes são falados pela sua capacidade auditiva, ouvem frequências entre os 40 e os 60 mil Hertz. Por outras palavras, eles ouvem tudo o que acontece no nosso planeta!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s