Os sete nomes mais comuns de Papas

Poped

Hoje estamos de regresso ao Vaticano, para falar de algo diferente do que habitualmente falamos quando abordamos esta pequeno local. Sobre o que vamos falar hoje então? Sobre quais os nomes mais vezes escolhidos pelos Papas ao longo da história. Será que sabes qual o nome mais comum entre Papas?

7 – Pio

Este nosso artigo começa então com o nome Pio, um nome que até é bastante comum entre Papas. Ao todo, este nome foi utilizado por doze Papas diferentes, o primeiro deles tendo iniciado o seu pontificado no longínquo ano de 140.

6 – Leão

Depois de Pio segue-se Leão entre os nomes mais comuns entre os Papas ao longo da história. Existiram até aos dias de hoje treze Papas com o nome Leão, o primeiro dos quais a iniciar o seu pontificado no ano de 440.

5 – Inocêncio

Também com um total de treze Papas a terem tido este nome, vamos agora falar sobre o nome Inocêncio. Adoptado como nome por um Papa pela primeira vez em 401, este nome não é utilizado por nenhum Papa desde o século XVIII.

4 – Clemente

Às portas do nosso pódio temos o nome Clemente, o primeiro nome na história de entre todos os nomes de Papas aqui presentes. O Papa Clemente I iniciou o seu pontificado no ano de 88 e até hoje existiram catorze Papas com este nome.

3 – Bento

A abrir o nosso pódio de hoje temos o nome Bento, um dos nomes com mais história no Vaticano. Tendo sido utilizado por um total de quinze Papas, o primeiro dos quais em 575, este nome foi também utilizado por três Antipapas, isto é uma pessoa que reclama o título de Papa em oposição a um Papa legitimamente eleito.

2 – Gregório

Na segunda posição deste nosso artigo temos então o nome Gregório, um dos nomes mais populares entre Papas ao longo da história. Tendo sido o nome de dezasseis diferentes Papas, o primeiro que o adoptou iniciou o seu pontificado em 590.

1 – João

Por fim, possivelmente sem grandes surpresas para ninguém, o nome de Papa mais comum em toda a história é João, tendo sido o nome de vinte e um diferentes Papas, não sendo considerados para estes números os dois Papas João Paulo. Com o Papa João I a ter iniciado o seu pontificado em 523, o nome João goza da particularidade de não ter existido nenhum Papa João XX, saltando-se então do Papa João XIX para o Papa João XXI por um erro de contagem.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s