Os treze países parcialmente reconhecidos do mundo

paises ii

Hoje vamos às aulas de geografia para falar sobre países que são parcialmente reconhecidos, isto é, países que são reconhecidos por pelo menos um dos países membros da Organização das Nações Unidas mas não por todos os membros dessa organização. Preparado para algumas surpresas?

1 – Coreia do Sul

Começamos este nosso artigo de hoje a falar sobre a Coreia do Sul enquanto país parcialmente reconhecido, um país que até é membro das Nações Unidas. Em todo o mundo, só um outro país-membro da Organização das Nações Unidas não reconhece a legitimidade deste país, sendo esse país então a Coreia do Norte.

2 – Arménia

Do extremo asiático passamos agora para uma região do globo entre a Ásia e a Europa para falar sobre a Arménia, outro país que vê a sua legitimidade limitada. No caso da Arménia, país-membro da Organização das Nações Unidas, é o Paquistão que não lhe reconhece essa legitimidade.

3 – Chipre

Não muito longe da Arménia temos o Chipre, situado no meio do Mar Mediterrâneo. Tal como os dois países anteriores, este país é um membro da Organização das Nações Unidas e só não é reconhecido como país por um único país, neste caso a Turquia.

4 – Coreia do Norte

Nós já aqui falamos da Coreia do Norte enquanto país que não reconhece a legitimidade de outro, mas agora vamos falar sobre a Coreia do Norte enquanto país com reconhecimento parcial. Mesmo sendo membro das Nações Unidas, são três os países que não lhe reconhecem esse estatuto. Estamos a falar da Coreia do Sul, do Japão e de França.

5 – Israel

Israel é o país parcialmente reconhecido que se segue nesta nossa lista de hoje, mas com uma contestação bastante superior aos países anteriores, mesmo sendo um membro da Organização das Nações Unidas. Ao todo, existem trinta e um países que não conhecem Israel enquanto país, sendo a maioria destes países islâmicos.

6 – Palestina

Se falamos de Israel, temos de falar da Palestina, o primeiro país desta lista que não é membro da Organização das Nações Unidas mas que, ainda assim, é um observador da mesma. Ao todo, são cinquenta e cinco os países que não reconhecem a legitimidade da Palestina enquanto país.

7 – Kosovo

Já em território europeu temos um dos casos mais recentes do mundo no que diz respeito à formação de um país, o Kosovo. Não pertencendo às Nações Unidas, este país não é reconhecido por um total de noventa e cinco países.

8 – Saara Ocidental

Damos agora um saltinho a África, onde existem também vários países que são apenas parcialmente reconhecidos. Começando por falar do Saara Ocidental, este é reconhecido por apenas quarenta e dois países, a maioria deles africanos e não é considerado como um membro da Organização das Nações Unidas.

9 – Taiwan

Continuando este nosso artigo com mais um país que não é membro da Organização das Nações Unidas, chegou a vez de falar então sobre Taiwan. Este país é apenas reconhecido por catorze países do total de membros das Nações Unidas.

10 – China

Para tua surpresa, a China é também ela um país que tem o seu reconhecimento enquanto tal parcialmente limitado, independentemente de ser um dos países membros da Organização das Nações Unidas. Ao todo, não é reconhecido por catorze países, exactamente os mesmos que reconhecem a legitimidade de Taiwan.

11 – Ossétia do Sul

Entrando na lista de países que nunca ouviste falar, comecemos por falar sobre a Ossétia do Sul, uma região que geograficamente se encontra no território da Geórgia. Situado junto à fronteira com a Rússia, este país é apenas reconhecido pela Rússia, Nicarágua, Venezuela, Nauru e Síria.

12 – Abecásia

Ainda dentro do território da Geórgia, encontramos um outro país parcialmente reconhecido que dá pelo nome de Abecásia. Situado junto ao Mar Negro, esta nação é também reconhecida por apenas cinco países, os mesmos cinco que reconhecem a legitimidade da Ossétia do Sul.

13 – Chipre do Norte

Por fim, já só nos resta falar sobre o Chipre do Norte, uma região também conhecida como República Turca de Chipre do Norte. Sendo apenas reconhecido por um membro da Organização das Nações Unidas, apostamos que sabes exactamente que país é esse… Correcto, é a Turquia!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s