Os doze signos do Horóscopo Chinês

Chinas

Estamos em pleno ano do rato no que ao Horóscopo Chinês diz respeito, mas sabes que outros onze signos constituem esta forma de zodíaco? E sabias que o signo do rato é considerado o signo inicial do ciclo do horóscopo chinês? Ses as tuas respostas foram não, vieste ao sítio certo, já que este é o nosso artigo do dia.

1 – Rato

Começamos este nosso artigo a falar sobre o signo do Rato, uma vez que este é o primeiro signo do Horóscopo Chinês. Quem definiu esta ordem? De acordo com a lenda, a ordem dos signos chineses está baseada no resultado de uma corrida entre diversos animais até ao Imperador de Jade, corrida essa que consistia no atravessar de um rio. O rato acabou por ser o primeiro a chegar após ter convencido o Boi a lhe ajudar a atravessar o rio e, ao chegar à outra margem, ainda empurrar o Gato que o acompanhava para dentro de água.

2 – Boi

Seguimos agora para o signo do Boi, o segundo signo do zodíaco chinês. Depois de ter sido enganado pelo Rato e pelo Gato para ser usado como meio de transporte através do rio, o boi acabou por terminar na segunda posição desta corrida, de acordo com a lenda.

3 – Tigre

O terceiro signo do horóscopo chinês e terceiro animal a chegar até ao Imperador de Jade é então o Tigre. Apesar de ser considerado um animal forte e poderoso, este defendeu-se perante o imperador a dizer que a corrente do rio era demasiado forte e o estavam a empurrar, motivando o seu atraso.

4 – Coelho

Logo após a chegada do Tigre, a lenda diz que o Coelho surgiu no horizonte e terminou a sua corrida, para espanto de todos. Quando questionado sobre como fez para passar o rio, este explicou que saltitou de pedra em pedra, até que a meio quase ia perdendo a possibilidade de completar a corrida mas teve a sorte de se agarrar a um ramo que estava a flutuar e que o levou até à margem do rio.

5 – Dragão

Na quinta posição desta corrida e do horóscopo chinês temos então o Dragão que, sendo um animal voador, deixou o Imperador de Jade surpreendido por não ter sido o primeiro a terminar a corrida. Para se justificar, o dragão disse que primeiro foi levar chuva a uma pequena aldeia que estava a precisar e que, quando estava a atravessar o rio, viu o Coelho em perigo e soprou para que este conseguisse chegar a terra agarrado ao ramo que o salvou de se afogar, com estas duas situações a justificarem o seu atraso.

6 – Serpente

O sexto signo do horóscopo chinês é então a Serpente, animal esse que esteve a corrida toda escondida no casco do Cavalo. Quando todos pensavam que o Cavalo seria então o sexto animal a terminar a corrida por se aproximar da meta, a Serpente surge e, com o susto, o Cavalo acabou por cair para trás, fazendo com que a Serpente terminasse primeiro que o mesmo.

7 – Cavalo

Sem qualquer surpresa para ti, o sétimo signo do zodíaco chinês é então o Cavalo, resultado da história que acabamos de contar sobre a Serpente. Após a sua queda, o Cavalo levantou-se e terminou então a sua corrida.

8 – Carneiro

Na continuação desta lenda, seguiram-se três animais a chegar após um esforço conjunto. Com o Galo a encontrar uma jangada, o Carneiro e o Macaco uniram forças para a empurrar e tirar os obstáculos do caminho, o que fez com que os três chegassem até ao Imperador de Jade ao mesmo tempo. Após o trabalho de equipa, o imperador nomeou o Carneiro como oitavo signo do zodíaco chinês.

9 – Macaco

Ainda dentro da mesma história do signo anterior, o Macaco é o signo que se segue no horóscopo chinês, numa distribuição aleatória de lugares pelo Imperador de Jade.

10 – Galo

Já o décimo signo do horóscopo chinês é então o Galo, o terceiro membro do grupo de animais que chegou à meta com a ajuda de uma jangada e que ficou nesta posição por escolha do próprio imperador.

11 – Cão

O décimo primeiro signo do zodíaco chinês é o Cão, animal que o Imperador de Jade considerava como sendo o melhor corredor e nadador do grupo e que, como tal, deveria ter sido o primeiro a chegar. Tal não aconteceu uma vez que o Cão se distraiu a brincar na água mas, para se justificar, disse que precisava de um longo banho depois de ter sofrido um encantamento.

12 – Porco

Por fim, já quando o Imperador de Jade ia dar a corrida como terminada, ouviu-se um ronco que pertencia ao Porco e que assim chegou à meta, isto depois de se ter sentido esfomeado e ter parado para comer e dormir uma sesta. Ao acordar, decidiu terminar a corrida e assim tornou-se o décimo segundo signo do horóscopo chinês. Quanto ao Gato que iniciou esta história junto com o Rato e o Boi, este acabou por se afogar e falecer, sendo esta lenda também usada para justificar o medo que os gatos têm de água e o motivo pelo qual têm o hábito de perseguir os ratos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s