Os seis países com maior número de pessoas a viver em extrema pobreza

seis países mais pessoas extrema pobreza Cultura de Algibeira

Infelizmente, existem mais de 590 milhões de pessoas a viver numa situação de extrema pobreza no nosso planeta. Ainda assim, este é um número que está a diminuir todos os dias, embora seja esperado que em 2030 ainda existam 492 milhões de pessoas a viver numa situação de extrema pobreza. Posto isto, hoje fomos em busca dos países onde existem mais pessoas a viver nesta situação.

6 – Madagáscar

Este nosso artigo de hoje começa então no continente africano, o continente que por mais vezes aqui vai aparecer. Começando então a falar sobre Madagáscar, neste país existem 20,6 milhões de pessoas a viver numa situação de extrema pobreza, o que representa 76,4% da população do país.

5 – Tanzânia

Ainda em África, é agora altura de falarmos sobre a Tanzânia, o país que se segue nesta lista de extrema pobreza. Ao todo, existem 23,8 milhões de pessoas neste país a viver numa situação de extrema pobreza, o equivalente a 41,1% da população da Tanzânia.

4 – Etiópia

Continuamos a falar sobre países do continente africano, desta feita para falar sobre a Etiópia, um país que conta com um total de 27,5 milhões de pessoa numa situação de extrema pobreza. Este valor equivale a 24,5% da população do país.

3 – Índia

Saímos do continente africano em direcção ao continente asiático, onde agora vamos falar sobre a Índia enquanto um dos países com maior número de pessoas a viver numa situação de extrema pobreza. Ainda assim, os 37 milhões de pessoas indianas nesta situação representam apenas 2,7% da população total do país.

2 – República Democrática do Congo

Estamos de regresso a África nesta lista de países com maior número de pessoas em situação de extrema pobreza, agora para falar sobre a República Democrática do Congo. Neste país existem 62 milhões de pessoas nessa situação, o equivalente a 71,4% da população.

1 – Nigéria

Por fim, o país com maior número de pessoas a viver numa situação de extrema pobreza é mesmo a Nigéria, o país mais populoso do continente africano. Estamos a falar de um total de 95,9 milhões de pessoas, um valor próximo dos 47,7% do total de população nigeriana.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

6 comments

  1. Duas questões:
    1) Como é que é definida “extrema pobreza”?
    2) É o mesmo critério para todos os países, ou muda de acordo com índices de qualidade de vida? (i.e. países desenvolvidos vs em desenvolvimento)

    É que eu, se vivesse em extrema pobreza, preferia estar num país ocidental do que num dos aqui listados.

    Liked by 1 person

    1. Olá Diogo, respondendo às questões:

      1) A extrema pobreza é aqui definida de acordo com o critério do Grupo Banco Mundial, em que se define que uma pessoa se encontra numa situação de pobreza extrema quando a sua paridade do poder de compra é inferior a $1,90 por dia;

      2) O cálculo da extrema pobreza a nível mundial utilizada neste artigo foi definido pelo World Poverty Clock do World Data Lab através de dados disponíveis pelos governos locais e outras instituições. Deixamos aqui a metodologia utilizada neste cálculo: https://worldpoverty.io/methodology

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s