Os cinco principais paralelos do planeta Terra

cinco principais paralelos do planeta Terra Cultura de Algibeira

Hoje estamos de volta ao estudo do nosso planeta, desta feita para falar sobre aqueles que são os principais paralelos do planeta Terra. Sendo os paralelos círculos horizontais ao eixo terrestre, existem cinco paralelos que são considerados como principais e que nos ajudam a identificar diferentes regiões do globo.

1 – Círculo Polar Ártico

Começando este nosso artigo no hemisfério norte do nosso planeta, começamos por encontrar o Círculo Polar Ártico, situado a cerca de 66,5 graus Norte de latitude, isto é, 66,5 graus acima da linha do Equador. Este paralelo marca a zona a partir de onde o Sol não nasce durante o Solstício de Inverno e onde o Sol não se põe durante o Solstício de Verão.

2 – Trópico de Câncer

O segundo paralelo relevante do Hemisfério Norte tem o nome de Trópico de Câncer e está situado a 23,5 graus Norte de latitude. Aquando do Solstício de Verão do Hemisfério Norte, esta é a linha sobre a qual o Sol se encontra alinhada ao enviar a sua luz para o nosso planeta.

3 – Equador

O Equador é o principal paralelo do nosso planeta, estando nos 0 graus de latitude e, assim, representado o eixo horizontal do planeta Terra. Esta é o paralelo que divide o nosso planeta em dois, os conhecidos Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

4 – Trópico de Capricórnio

Falando agora sobre o primeiro paralelo relevante do Hemisfério Sul, temos então o Trópico de Capricórnio, situado a 23,5 graus Sul de latitude. Durante o Solstício de Verão do Hemisfério Sul, que ocorre em Dezembro, o Sol situa-se exactamente sobre este trópico durante todo o dia.

5 – Círculo Polar Antártico

Por fim, fechamos este nosso artigo com o Círculo Polar Antártico, paralelo que se encontra no extremo oposto do Círculo Polar Ártico, isto é, a 66,5 graus Sul de latitude. Com a região delimitada por este paralelo a consistir apenas da Antártida, a exposição solar nos dias de Solstício de Inverno e Verão assumem o comportamento oposto ao registado no Círculo Polar Ártico.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s