Os sete Emirados dos Emirados Árabes Unidos

ds i

Hoje escrevemos um artigo baseado no Médio Oriente, desta feita para falar sobre os Emirados Árabes Unidos, um dos maiores países da região. Mas o que é um Emirado? Um emirado é um território político que é governado por um monarca árabe ou islâmico seguindo uma dinastia familiar e, no caso dos Emirados Árabes Unidos, são então sete os Emirados que o compõem. Vamos lá falar sobre eles!

1 – Abu Dhabi

O primeiro dos sete Emirados que aqui vamos falar hoje é então o Abu Dhabi, Emirado esse que se juntou aos Emirados Árabes Unidos a 2 de Dezembro de 1971, data da sua fundação. Com 2,78 milhões de habitantes e 67,3 mil quilómetros quadrados de área, estes representam 28,4% da população total dos Emirados Árabes Unidos e ainda 86,7% do seu território.

2 – Ajman

De Abu Dhabi seguimos agora para Ajman, outro Emirado que pertence aos Emirados Árabes Unidos desde o dia 2 de Dezembro de 1971. Os seus 504 mil habitantes representam 5,1% da população dos Emirados Árabes Unidos e os seus 259 quilómetros quadrados de área apenas 0,3% do total de território do país.

3 – Dubai

O Dubai é o Emirado que se segue neste nosso artigo de hoje, o Emirado com maior número de habitantes do país e que também foi um dos seus fundadores. Ao todo, são 4,18 milhões de pessoas, o equivalente a 42,6% da população total dos Emirados Árabes Unidos. Em termos de território, com apenas 3,89 mil quilómetros quadrados, representam 5% do total nacional.

4 – Fujairah

Continuamos esta nossa viagem pelas dunas de areia para agora chegarmos a mais um Emirado que fez parte dos fundadores dos Emirados Árabes Unidos, Fujairah. Tendo 152 mil habitantes e 1,17 mil quilómetros quadrados de extensão, ambos representam 1,5% do total nacional nas respectivas métricas.

5 – Ras Al Khaimah

Houve apenas um Emirado que não se juntou aos Emirados Árabes Unidos aquando da sua formação e esse Emirado foi Ras Al Khaimah, que se uniu aos restantes no dia 10 de Fevereiro de 1972. Em termos populacionais, é casa de 416,6 mil pessoas, numa extensão total de 1,68 mil quilómetros quadrados, valores esses que, respectivamente, equivalem a 4,2% e 2,2% dos totais nacionais.

6 – Sharjah

Seguimos agora até Sharjah, o terceiro maior Emirado deste país no que diz respeito ao número de habitantes, 2,37 milhões. Este valor equivale a 24,2% da população total dos Emirados Árabes Unidos, embora o seu território represente apenas 3,3% do total do país, ao estender-se por 2,59 mil quilómetros quadrados.

7 – Umm Al Quwain

Por fim, já só nos resta falar sobre Umm Al Quwain, outro Emirado fundador dos Emirados Árabes Unidos. Com 72 mil habitantes, este é o Emirado menos populoso mas, ainda assim, não é o mais pequeno, já que conta com 777 quilómetros quadrados de extensão. Por outras palavras, 0,7% da população total e 1% do total de território do país em que se encontram.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s