As seis cordilheiras montanhosas mais longas do mundo

Montanhas II

Hoje estamos de regresso às alturas e não para falar sobre as montanhas mais altas de Portugal, nem mesmo sobre as montanhas mais altas do mundo. Desta feita, em vez de olharmos para as cordilheiras montanhosas em altitude, vamos olhar para elas em comprimento e perceber quais são as cordilheiras mais longas do mundo.

6 – Cordilheira dos Himalaias

Começamos este nosso artigo na Cordilheira dos Himalaias que, apesar de ser a casa das montanhas mais altas do mundo, não é a cordilheira mais longa do nosso planeta. Esta cordilheira do continente asiático extende-se por um total de 2600 quilómetros de comprimento, tendo ainda 350 quilómetros de largura, com o seu ponto mais alto a ser o Monte Evereste.

5 – Cordilheira Australiana

Seguimos viagem até à Cordilheira Australiana que, tal como o seu nome indica, se localiza na Austrália. Esta série de montanhas que dividem o país estendem-se por um total de 3500 quilómetros, tendo o seu ponto mais alto no Monte Kosciuszko e ainda uma largura de 300 quilómetros.

4 – Montes Transantárticos

Seguimos a nossa viagem agora até à Antártida, onde vamos falar sobre os Montes Transantárticos que ficam à beira do pódio deste nosso artigo sobre as cordilheiras mais longas do mundo. Com o ponto mais alto das mesmas a ser o Monte Kirkpatrick, estas estendem-se por 3500 quilómetros e têm uma largura de 400 quilómetros.

3 – Montanhas Rochosas

Abrimos o nosso pódio de hoje com uma cadeia montanhosa americana, as Montanhas Rochosas, que percorrem territórios dos Estados Unidos da América e do Canadá. Com um total de 4800 quilómetros de extensão e 300 quiómertos de largura, o ponto mais alto desta cordilheira é Monte Elbert.

2 – Grande Escarpa

Do continente americano seguimos até África para agora falar sobre a Grande Escarpa, uma cordilheira montanhosa que se estende pela zona sul do continente. Tendo o Monte Thabana Ntlenyana como ponto mais alto, esta cordilheira estende-se por 5000 quilómetros e tem ainda uma largura de 300 quilómetros.

1 – Cordilheira dos Andes

Por fim, a cordilheira mais longa do mundo é mesmo a Cordilheira dos Andes, localizada no sul do continente americano. Com o Monte Aconcágua como ponto mais elevado da cordilheira, esta estende-se por um total de 7000 quilómetros, tendo uma largura de 500 quilómetros, o que a tornam na maior cordilheira do mundo inteiro.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s