As cinco modalidades do pentatlo moderno

As cinco modalidades do pentatlo moderno Cultura de Algibeira

Estamos de volta a mais um artigo de desporto aqui no Cultura de Algibeira, desta feita para falar sobre uma modalidade que aqui nunca abordamos, o pentatlo moderno. Composta por cinco modalidades, esta surgiu na Grécia Antiga como uma forma de premiar o atleta mais completo dos Jogos Olímpicos da Antiguidade já que, o vencedor desta competição, acaba por ser aquele que soma mais ponto nas variadas modalidades. Mas que modalidades são essas? Vamos lá responder a essa pergunta!

1 – Esgrima

A modalidade que abre qualquer prova de pentatlo moderno é então a esgrima, através de um torneio em sistema de todos contra todos em que a arma usada é a espada. No final desta prova, os atletas recebem um determinado número de pontos que vai depender do número de vitórias que conquistaram.

2 – Natação

Segue-se a disciplina da natação nas provas de pentatlo moderno, sendo que nesta modalidade os atletas percorrem 200 metros numa piscina em estilo livre. Apesar desta ser uma prova cronometrada, os tempos são depois transformados em pontos consoante uma tabela de pontuação que está previamente definida, pontos esses que são então adicionados aos pontos conquistados na disciplina de esgrima.

3 – Hipismo

A terceira prova do pentatlo moderno é o hipismo, sendo esta disciplina realizada sob a forma de uma prova de obstáculos com um cavalo que é desconhecido e sorteado previamente à competição. Sendo um percurso de obstáculos, por cada vez que um objecto é atingido ou o cavalo se recuse a ultrapassá-lo, são descontados pontos ao atleta dos pontos disponíveis nesta disciplina. Os pontos que sobrarem são então somados aos pontos já somados na esgrima e natação.

4 – Tiro Desportivo

Apesar de existirem cinco modalidades no pentatlo moderno, estas são testadas em apenas quatro provas. Como? Porque a quarta prova dá pelo nome de Laser-Run e junta então as modalidades de tiro desportivo e ainda a modalidade de corrida. Falando apenas sobre a parte de tiro desportivo desta prova, os atletas têm de executar cinco tiros certeiros em alvos situados a dez metros de distância, com este desafio a ocorrer quatro vezes ao longo da corrida.

5 – Corrida

Por fim, resta-nos falar da corrida, uma modalidade que se encontra então também presente na prova de Laser-Run. Consistindo numa prova em que os atletas são ordenados pela sua pontuação e em que estes partem em intervalos de tempo proporcionais à sua diferença pontual, estes começam por correr 30 metros antes da primeira sessão de tiro desportivo. Após os cinco tiros certeiros correm mais 800 metros, voltando então à secção de tiro desportivo, uma sequência que se repete quatro vezes, totalizando então quatro sessões de tiro desportivo e um total de 3230 metros de corrida. Uma vez que os atletas partem todos com diferenças temporais, o primeiro atleta a cortar a meta após os últimos 800 metros de corrida é então coroado como o vencedor da prova de pentatlo moderno.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s