Os cinco dedos da mão humana

Os cinco dedos da mão humana Cultura de Algibeira

Estamos aqui hoje para falar sobre o corpo humano, mais especificamente sobre os dedos das nossas mãos. Depois de já aqui termos falado sobre os diferentes tipos de dentição humana, pareceu-nos ser uma boa forma de continuarmos a explorar a temática do corpo humano aqui no Cultura de Algibeira.

1 – Dedo Mindinho

Começando pelo dedo mais pequeno das nossas mãos, este tem o nome de dedo mindinho, sendo também conhecido como dedo mínimo. O nome deste em formato diminutivo tem o objectivo de marcar a sua diferença de tamanho face aos outros dedos da mão.

2 – Dedo Anelar

Como único vizinho do dedo mindinho temos então o dedo anelar. O dedo anelar foi buscar o seu nome ao facto de ser o dedo usado para colocar os anéis de noivado e alianças de casamento.

3 – Dedo Médio

Segue-se então o dedo médio entre os cinco dedos da nossa mão, sendo então este o dedo que se encontra no centro dos outros todos, tal como o seu nome indica. Por ser o maior dos cinco dedos, também é conhecido por maior de todos ou ainda como pai de todos.

4 – Dedo Indicador

Continuamos esta viagem pela nossa mão para agora falar sobre mais um dedo, neste caso o dedo indicador. Tal como é possível perceber pelo seu nome, este é o dedo que utilizamos para apontar ou indicar algo a alguém, sendo que este é também conhecido como fura-bolos, um acto associado às crianças que utilizam então este dedo para o enfiar em bolos.

5 – Polegar

Por fim, só nos resta falar sobre o polegar, o dedo mais importante para a vida humana. Sendo o único dedo que não se encontra ligado aos restantes, é este que nos permite utilizar os mais variados objectos e que nos permitiu evoluir enquanto espécie ao melhorar as nossas capacidades de defesa no meio ambiente. Popularmente, este é também conhecido como mata-piolhos por ser utilizado pelas pessoas para fazer isso mesmo, matar piolhos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s