Os dez países mais populosos do mundo em 1900

1900 II

Hoje entramos na nossa máquina do tempo rumo ao ano de 1900 para ver como é que o mundo se encontrava em termos populacionais no início do século passado. Avisando já que o Brasil e o Império Português eram os décimo terceiro e décimo quartos países mais populosos da altura, será que consegue adivinhar os restantes?

10 – Itália

Começamos este nosso artigo de hoje em território europeu, na Itália, um país que já existia na altura e que se mantém até aos dias de hoje. Em 1900, este país contava então com um total de 32 milhões de habitantes.

9 – Japão

Vamos agora até ao continente asiático para falar sobre um outro país que já existia no início do século passado e que se mantém até à actualidade, o Japão. No caso deste país, os valores populacionais eram de 42 milhões de pessoas.

8 – Império Holandês

Seguimos agora para o Império Holandês, um império que não considerava apenas os Países Baixos mas também todas as suas colónias ao redor do mundo. Com todos estes territórios em consideração, a população pertencente a este império era de 51,3 milhões de pessoas.

7 – Império Austro-Húngaro

Seguimos para mais um império, deste feita o Império Austro-Húngaro, um país que na altura também era conhecido como Áustria-Hungria por ser uma união desses dois territórios que hoje em dia são países individuais. Em 1900, este império tinha então 51,4 milhões de habitantes.

6 – Alemanha

Sendo um dos países que mais alterações sofreu durante o século passado, a Alemanha é o país que se segue nesta nossa lista de países mais populosos do mundo no ano de 1900. Nesse ano em específico, a população alemã era de 67,1 milhões de pessoas.

5 – Império Francês

Seguimos para mais um império de origem europeia para agora falarmos sobre o Império Francês. No ano de 1900, este império contava com um total de 78,9 milhões de habitantes espalhados pelos diferentes territórios que este disponha ao longo do mundo.

4 – Estados Unidos da América

Às portas do nosso pódio de hoje temos então os Estados Unidos da América que, apesar de ainda serem um país relativamente recente no ano de 1900, eram já um dos mais populosos do mundo, ao contar com um total de 89,6 milhões de habitantes.

3 – Rússia

Outro país que passou por enormes alterações ao longo do século passado foi a Rússia, mas nada disso impediu que este país fosse dos mais populosos em 1900 e que assim se mantenha nos dias de hoje. No início do século passado, este país contava com 137 milhões de habitantes.

2 – Império Britânico

O último império que vamos falar neste nosso artigo de hoje é então o Império Britânico, curiosamente mais um império que tem origem no continente europeu. Com um total de 384 milhões de habitantes, este império é beneficiado neste artigo por ter a actual Índia anexada ao seu território.

1 – China

Por fim, o país mais populoso do mundo no ano de 1900 é o país mais populoso da actualidade, a China. A única diferença que acaba por existe entre a actualidade e o ano que estamos a analisar neste artigo é então a população chinesa que na altura era menos de metade da população actual, situando-se nos 415 milhões de habitantes.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s