Os três tipos de rocha

Os três tipos de rocha Cultura de Algibeira

Estamos de volta às aulas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza para falar sobre as rochas que compõem o nosso planeta. A litosfera do nosso planeta é formada por diversas rochas, com estas a se dividirem em três diferentes tipos de rocha de que aqui vamos falar hoje.

1 – Rochas Magmáticas

O primeiro tipo de rochas que aqui vamos falar hoje são as rochas magmáticas, isto é, as rochas que se originam da solidificação da lava vulcânica. Sendo normalmente rochas com maior resistência, dividem-se em dois tipos: as rochas magmáticas vulcânicas e as rochas extrusivas e as rochas magmáticas intrusivas. A diferença entre estas é a forma como surgem, com as rochas extrusivas a formarem-se na superfície terrestre e as rochas intrusivas a formarem-se no interior do nosso planeta.

2 – Rochas Metamórficas

Seguimos agora para as rochas metamórficas, o segundo tipo de rochas do nosso planeta. Este género de rochas surgem a partir de rochas que já existiam antes e que sofrem um processo de metamorfismo em que a rocha original é levada para um outro ponto da litosfera terrestre com temperaturas e pressões diferentes do seu local de origem e que, assim, originam alterações nas propriedades dessa rocha.

3 – Rochas Sedimentares

Por fim, já só nos resta falar sobre as rochas sedimentares neste nosso artigo sobre os diferentes tipos de rocha que existem no nosso planeta. Este género de rochas formam-se a partir da acumulação de sedimentos, isto é, partículas de rochas. O processo de formação de uma rocha sedimentar passa pelos processos de desgaste e segmentação de uma rocha em partículas que são transportados pelo vento ou água para outras áreas onde se acumulam e, graças à pressão, se acabam por unir e solidificar novamente, formando assim uma nova rocha.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s