Os sete pecados capitais

Os sete pecados capitais Cultura de Algibeira

Hoje no Cultura de Algibeira decidimos embarcar numa viagem no tempo até a uma época anterior ao surgimento do cristianismo para ir em busca daqueles que são os sete pecados capitais que posteriormente foram adoptados por essa religião como forma de educar os humanos e aproximá-los de Deus. Por outras palavras, de acordo com o cristianismo, os sete pecados capitais são considerados vícios humanos que devem ser controlados por serem merecedores de condenação por quebrarem os dez mandamentos desta religião.

1 – Gula

O primeiros dos sete pecados capitais do ser humano é a gula, um pecado que se caracteriza pelo desejo insaciável por comida e por bebida. A gula também se encontra relacionada com o egoísmo humano, no sentido de que os humanos pretendem sempre mais, nunca se contentando com o que já possuem.

2 – Avareza

Seguimos agora para o segundo pecado capital que é a avareza. Este pecado caracteriza-se pelo apego excessivo e descontrolado dos humanos aos bens materiais e ao próprio dinheiro, preferindo então estes bens ao convívio com Deus, algo condenável por esta religião.

3 – Luxúria

Falemos agora sobre o pecada da luxúria, o terceiro dos sete pecados capital. Este pecado representa o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material, isto é, o deixar-se dominar pela paixões sob a forma dos prazeres carnais.

4 – Ira

Segue-se agora o pecado da ira, o quarto pecado desta nossa lista de hoje. A ira consiste na externalização da raiva e do ódio por algo ou alguém, chegando mesmo ao desejo de causar mal aos outros. Este pecado capital é sempre representado como o responsável pela maioria dos conflitos da história da humanidade.

5 – Inveja

O quinto pecado capital é então o pecado da inveja que, tal como o nome indica, se caracteriza por desejar de forma exagerada as posses, estatuto, habilidades e tudo o resto que uma pessoa tenha e consiga. A inveja é considerada pecado pela religião cristã por impedir o crescimento espiritual do próprio ao cobiçar algo que não lhe pertence.

6 – Preguiça

O sexto pecado capital de que aqui vamos falar hoje é então o pecado da preguiça, um pecado que se caracteriza pela falta de capricho e empenho, resultando então na negligência, desleixo e inactividade acentuada do ser humano.

7 – Orgulho

Por fim, o último pecado capital de que nos falta falar é o orgulho. Este pecado está geralmente associado à arrogância e vaidade, com o pensamento de se ser superior a tudo e todos. Sendo considerado o pecado que deu origem a Lúcifer, este sempre foi visto pela Igreja Católica como um pecado superior aos outros e que, como tal, devia ser tratado em separado.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Bizarro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s