Os sete países que reclamam território na Antártida

sete países reclamam território Antártida Cultura de Algibeira

Apesar de muitas vezes pensarmos que a Antártida é um continente de gelo que não passa de um terra de ninguém, a verdade é que existem vários países que reclamam partes deste continente como sendo seus. Apesar destes países não virem este território internacionalmente reconhecido como teu, hoje vamos listá-los aqui.

1 – Argentina

Começamos então este artigo gelado a falar sobre a Argentina, um país que reclama uma parte do continente como sua desde 1943. A Antártida Argentina, como é denominada, encontra-se entre as coordenadas 25ºO e 74ªO.

2 – Austrália

Falemos agora do Território Antártico Australiano, uma parte do continente gelado que é, obviamente, reclamada pela Austrália. Situado entre as coordenadas 160ºE e 142º2’E e ainda entre as coordenadas 136º11’E e 44º38’E, este país reclama este território desde 1933.

3 – Chile

Seguimos agora para o Chile, um país que reclama o território entre os 53ºO e os 90ºO da Antártida como sendo seus. Sendo esse espaço denominado de Território Antártico Chileno, estes reclamam-no como sendo seu desde o ano de 1940.

4 – França

Se até agora só falamos de países do Hemisfério Sul e próximos da Antártida, agora vamos falar de França, um país situado bem no centro da Europa. Desde 1924 que a França reclama a Terra Adélia como sendo sua, uma porção de território situada entre os 142º2’E e os 136º11’E.

5 – Nova Zelândia

Regressemos então ao Hemisfério Sul para agora falar sobre a Nova Zelândia, o último país deste hemisfério com pretensões sobre o território gelado. Situado entre as coordenadas 150ºO e 160ºE, é então desde 1923 que este país reclama o território denominado de Dependência de Ross.

6 – Noruega

Seguimos agora até ao país mais a norte deste nosso artigo de hoje, a Noruega, país esse que até reclama duas zonas diferentes da Antártida. Em 1929, a Noruega reclamou como seu território a Ilha de Pedro I e, dez anos mais tarde, em 1939, adicionou a Terra da Rainha Maud à sua lista de pretensões, um território situado entre os 44º38’E e os 20ºO.

7 – Reino Unido

Por fim, já só nos falta falar sobre o Reino Unido, o primeiro país a alguma vez reclamar uma parte da Antártida como sendo sua. Tendo acontecido em 1908, o Território Antártico Britânico reclamado pelo Reino Unido situa-se entre os 20ºO e os 80ºO.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s