As onze maiores grutas do mundo

As onze maiores grutas do mundo Cultura de Algibeira

As grutas são formações geológicas absolutamente impressionantes que se encontram debaixo do piso em que caminhamos e que nem sempre são fáceis de descobrir. Para este artigo de hoje fomos então em busca de todas as grutas que já foram descobertas até ao dia de hoje e organizamos esta lista com todas as grutas que têm mais de 200 quilómetros de extensão quando somamos todas as passagens que têm disponíveis.

11 – Hölloch

O nosso artigo de hoje começa em território europeu para falarmos da Hölloch, a segunda maior gruta da europa. Situada na região de Muotathal na Suíça, esta gruta foi descoberta em 1875 e as suas passagens estendem-se por 201,9 quilómetros.

10 – Fisher Ridge Cave System

Da Suíça voamos agora até aos Estados Unidos da América onde, no estado do Kentucky, encontramos o Fisher Ridge Cave System. Situado em Brownsville, para sermos mais específicos, este sistema de grutas foi descoberto em 1981 e tem uma extensão total de 208,8 quilómetros.

9 – Lechuguilla Cave

Permanecemos em território dos Estados Unidos da América para agora falar sobre a Lechuguilla Cave. Situada em Carlsbad no Novo México, esta gruta com 222,6 quilómetros de extensão foi descoberta no ano de 1900.

8 – Clearwater Cave System

Passemos agora ao outro lado do globo para falar sobre o Clearwater Cave System que se situa na região de Sarawak na Malásia. Descoberto em 1978, este sistema de grutas conta com um total de 227 quilómetros de passagens subterrâneas.

7 – Wind Cave

Continuamos mais um pouco pelos Estados Unidos da América para agora falar sobre a Wind Cave, uma gruta que se situa em Hot Springs, no estado de Dakota do Sul. Com 241,6 quilómetros de extensão, esta gruta foi descoberta em 1881.

6 – Optymistychna Cave

Falemos agora então daquela que é mesmo a maior gruta da Europa, a Optymistychna Cave na Ucrânia. Tendo 257 quilómetros de extensão, esta gruta fica em Korolivka, na Ucrânia e foi descoberta em 1966.

5 – Shuanghedong Cave Network

Temos agora mais um sistema de grutas neste nosso artigo, desta feita o Shuanghedong Cave Network. Situado na região de Guizhou na China, esta gruta descoberta em 1988 tem uma extensão total de 257,4 quilómetros.

4 – Sistema Ox Bel Ha

Damos agora um salto até ao México para falar do Sistema Ox Bel Ha, a gruta com a descoberta mais recente de todas as grutas nesta lista. Com 270,2 quilómetros de extensão, esta gruta que se situa em Quintana Roo foi então descoberta em 1996.

3 – Jewel Cave

A abrir o nosso pódio de hoje temos mais uma gruta que se situa no Dakota do Sul nos Estados Unidos da América, mas desta feita junto da cidade de Custer. Com 324,9 quilómetros de extensão, a Jewel Cave foi descoberta no ano de 1900.

2 – Sistema Sac Actun e Sistema Dos Ojos

Regressamos ao México e novamente à região de Quintana Roo para falar sobre os Sistema Sac Actun e Sistema Dos Ojos, dois sistemas de grutas subaquáticos que se veio a descobrir que estão conectados e que, assim, formam a maior gruta subaquática do mundo. Descobertas em 1987, em conjunto são ainda a segunda maior gruta do mundo, com um total de 360,5 quilómetros de passagens subterrâneas.

1 – Mammoth Cave

Por fim, já só nos resta falar da Mammoth Cave, a maior gruta do mundo. Situada em Brownsvill, no Kentucky, esta gruta dos Estados Unidos da América foi descoberta em 1791, tendo sido a primeira gruta a ser descoberta entre todas as grutas desta lista. Em termos de extensão, que é o que nos traz cá hoje, são 651,8 quilómetros de caminhos que poderás percorrer nesta gruta, quase mais que o dobro da gruta anterior.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s