As nove subespécies dos tigres

As nove subespécies dos tigres Cultura de Algibeira

Enquanto muitos animais tais como as serpentes contam com um grande número de subespécies diferentes, existem outros animais como os tigres que têm uma menor variedade entre si. Em toda a história existiram apenas nove subespécies de tigres reconhecidas como tal, sendo que três dessas já se encontram extintas e as restantes seis estão já em risco de extinção. Mas passemos então ao que te traz aqui hoje.

1 – Tigre Siberiano

Começamos este nosso artigo então a falar sobre o Tigre Siberiano que é a maior subespécie dos tigres em existência. Sendo também o maior felino do mundo, estes animais podem pesar até mais de 300 quilos, vivendo actualmente na Rússia, nas encostas do rio Amur, isto é, na Sibéria.

2 – Tigre do Sul da China

Seguimos agora para a subespécie de tigre que se encontra em maior perigo de extinção, o Tigre do Sul da China. No ano de 2007 existiam apenas 72 exemplares desta espécie em cativeiro, número insuficiente para garantir a diversidade genética necessária para a manutenção da espécie, sendo isto consequência da decisão de Mao Tse Tung de declarar os tigres como uma praga na China, o que levou à morte de milhares destes animais.

3 – Tigre da Indochina

Vivendo entre o Cambodja, Laos, Myanmar, Tailândia e Vietname podemos então encontrar o Tigre da Indochina, uma subespécie de tigre que habita florestas tropicais e subtropicais. Apesar de se chamar Tigre da Indochina, já não existe nenhum exemplar em território chinês desde 2007, quando o último animal desta subespécie no país foi morto e comido por um caçador ilegal.

4 – Tigre de Sumatra

Seguimos agora para o Tigre de Sumatra que, tal como o nome indica, apenas pode ser avistado na ilha de Sumatra, na Indonésia. Estimando-se que apenas existam cerca de 500 exemplares da espécie, estes estão presentes em parques nacionais da ilha de Sumatra, garantindo a sua protecção.

5 – Tigre de Bengala

Passemos então agora a falar do Tigre de Bengala, uma espécie de tigre que reside entre florestas e savanas do Bangladesh, do Butão, do Nepal, da Índia e do Myanmar. Sendo a segunda maior subespécie de tigres no mundo, este é mesmo o animal nacional da Índia e do Bangladesh.

6 – Tigre Malaio

Por fim, a última subespécie de tigre ainda existente no nosso planeta é o Tigre Malaio, uma subespécie que apenas foi reconhecida como tal em 2004, sendo que anteriormente os Tigres Malaios eram considerados como Tigres da Indochina. A exemplo da subespécie anterior, este tigre também é o animal nacional de um país, neste caso da Malásia, estando mesmo presente no brasão nacional.

7 – Tigre de Bali

O Tigre de Bali é a primeira subespécie de tigre já extinta que aqui vamos falar hoje, sendo uma espécie de tigre que vivia na Ilha de Bali, na Indonésia. A extinção deste tigre deveu-se à caça humana, com o último exemplar do Tigre de Bali a ter sido morto a 27 de Setembro de 1937.

8 – Tigre de Java

Uma outra ilha da Indonésia que tinha a sua própria subespécie de tigre era a ilha de Java, que era então casa do Tigre de Java. Tal como a subespécie anterior, o Tigre de Java acabou extinto como resultado da caça humana e da destruição do seu habitat, com o último animal desta subespécie a ter sido avistado em 1976.

9 – Tigre Persa

Por fim, já só nos resta falar sobre o Tigre Persa, uma subespécie de tigre que habitava no Afeganistão, Irão, Iraque, Mongólia, Turquia e, na altura, União Soviética. Tendo sido avistado pela última vez em 1961, acredita-se que este tenha acabado por se extinguir apenas na década seguinte.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Ciência

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s