Os únicos cinco países comunistas do mundo

Os únicos cinco países comunistas do mundo Cultura de Algibeira

Ao longo da história, muitas vezes se falou sobre o comunismo e sobre o facto de alguns países terem sido liderados por países comunistas, mas o que é que isto significa? Significa que esse país segue a filosofia do Marxismo-leninismo, isto é, uma forma de socialismo em que a propriedade privada e a economia centrada em lucros é substituída por propriedade pública. Hoje em dia, apenas cinco países se podem dizer que são considerados como países comunistas e vamos lá então falar sobre eles.

1 – China

Começamos então por falar da China, ou melhor da República Popular da China, o mais populoso país do mundo. Tendo actualmente Xi Jinping como Presidente da República e Secretário-Geral do Partido Comunista da China, a verdade é que a China é liderada pelo Partido Comunista da China desde o ano de 1949.

2 – Coreia do Norte

Continuamos na mesma região do globo para agora falar da República Popular Democrática da Coreia, comumente conhecida por Coreia do Norte. Tendo Kim Jong-un como Líder Supremo mas o falecido Kim Il-sung como Presidente Eterno, ambos representam o Partido dos Trabalhadores da Coreia que foi criado em 1949 e que lidera o país desde essa altura.

3 – Cuba

Mudemos de continente por uns breves minutos para agora te falar de Cuba, um país actualmente liderado pelo Presidente do Conselho de Estado Miguel Díaz-Canel. Pertencente ao Partido Comunista de Cuba, este partido foi fundado por Fidel Castro em 1965 e é, até hoje, o único partido político reconhecido em Cuba, governando então o país desde a sua formação.

4 – Laos

Regressamos à Ásia para falar dos dois países que nos faltam, começando então por falar de Laos, ou melhor, a República Democrática Popular do Laos. Este país é liderado pelo Partido Popular Revolucionário desde o ano de 1975 e actualmente detém 144 dos 149 membros da Assembleia Nacional, sendo então Bounnhang Vorachith o presidente deste país.

5 – Vietname

Por fim, já só nos falta falar sobre o Vietname, o último dos cinco países comunistas que ainda existem no mundo. Nguyễn Phú Trọng é o actual presidente do país, sendo também o Secretário Geral do Partido Comunista do Vietname, partido esse que desde 1988 é considerado o único partido legal no país pela sua própria constituição.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s