As dez espécies de serpentes existentes em Portugal

dez espécies serpentes existentes Portugal Cultura de Algibeira

Apesar de não ser algo que muitas vezes associamos ao nosso país, a verdade é que existem diversas espécies de serpentes em Portugal, algumas delas mesmo venenosas. Dividindo-se entre cobras e víboras, são ao todo dez espécies de serpentes que existem no nosso país e vamos então começar a enumerá-los.

1 – Cobra-ferradura

A abrir esta nossa assustadora lista de hoje temos então a cobra-ferradura, uma espécie de cobra que tem esse nome devido a uma mancha em formato de ferradura que existe na sua cabeça. Em Portugal, é possível encontrar esta cobra em todo o país excepção feita aos arquipélagos dos Açores e Madeira, bem como o extremo Norte de Portugal Continental.

2 – Cobra lisa austríaca

Seguimos agora para a cobra lisa austríaca, uma cobra que é considerada inofensiva, apesar de ser agressiva quando incomodada. Esta espécie existe um pouco por toda a Europa mas, ainda assim, em Portugal, é rara de encontrar e apenas existe em regiões montanhosas do Norte e Centro do nosso país.

3 – Cobra bordalesa

Existente em todo o território continental de Portugal, chegou agora a altura de falarmos da cobra bordalesa, uma espécie muito semelhante à cobra lisa austríaca. Ainda assim, esta é menos agressiva que a espécie anterior e distingue-se da cobra lisa austríaca pelas suas diferentes placas rostrais.

4 – Cobra-de-escada

Uma outra espécie de serpente que existe por toda a vertente continental do nosso país é a cobra-de-escada. Apesar do seu nome, os locais mais prováveis de as encontrar são florestas, pastagens ou mesmo jardins rurais.

5 – Cobra-de-capuz

Chegamos a meio desta nossa arrepiante lista de hoje para falar de uma outra serpente que existe um pouco por todo o país, a cobra-de-capuz. Esta tanto pode ser encontrada em florestas, como matagais, fontes de água doce, zonas rochosas, costas arenosas, jardins, áreas urbanas, isto é, em todo o lado!

6 – Cobra-rateira

A cobra-rateira é a espécie de serpente que se segue nessa nossa lista, sendo mesmo a serpente de maiores dimensões em toda a Europa, medindo entre 1,60 metros e 2,30 metros. Presente um pouco por todos os países do mediterrânicos, esta é venenosa mas apenas enquanto ingere as presas, ou seja, não é possível acabares envenenado em caso de mordedura acidental desta espécie.

7 – Cobra-de-água-viperina

Depois de falar de uma cobra gigante, não há nada como falar de uma cobra de dimensões reduzidas como é o caso da cobra-de-água-viperina. Tal como o nome indica, podes encontrar esta cobra em cursos de água, sendo que a mesma é uma boa nadadora e, como curiosidade, esta nunca morde, nem sequer abrindo a boca quando ataca as suas presas.

8 – Cobra-de-água-de-colar

E já só nos falta falar mesmo de uma espécie de cobra, sendo essa a cobra-de-água-de-colar, uma outra cobra que tem facilidade em se deslocar em cursos de água. Além de Portugal, esta cobra é bastante comum por toda a Europa, Norte de África e ainda parte do continente asiático.

9 – Víbora-cornuda

Entramos agora numa outra sub-espécie de serpente existente em Portugal, as víboras, começando então pela víbora-cornuda. Sendo uma espécie venenosa especialmente perigosa para crianças e idosos, esta víbora tem por hábito viver em zonas de serra como o Parque Natural de Montesinho, a Serra de Montemuro, a Serra do Espinhal ou a Serra da Estrela.

10 – Víbora-de-seoane

Por fim, falta-nos falar da víbora-de-seoane, a segunda espécie de víbora existente em Portugal e também ela uma espécie venenosa. No nosso país, a distribuição desta víbora está restrita à zona do Minho e Trás-os-Montes, com destaque para a região da Peneda-Gerês.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

3 Comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s