Os cinco maiores desertos do mundo

Os cinco maiores desertos do mundo Cultura de Algibeira

Hoje estamos de volta com mais um artigo voltado para a geografia do nosso planeta, desta feita para falar dos maiores desertos do nosso planeta. Podendo ser desertos quentes ou frios, a verdade é que os desertos caracterizam-se por ser áreas onde ocorre poupa precipitação e que, como consequência, são hostis para a vida animal e vegetal.

5 – Deserto da Arábia

Começamos este nosso artigo de hoje no Médio Oriente, onde é possível encontrar o Deserto da Arábia, um deserto subtropical que é, então, muito seco em virtude das altas temperaturas. Com 2,33 milhões de quilómetros quadrados, este deserto atravessa o Iraque, a Jordânia, o Kuwait, a Omã, o Qatar, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e ainda o Yemen.

4 – Deserto Australiano

Tendo em conta as suas enormes dimensões, a Austrália acaba por também ser casa de um deserto no seu interior, o Deserto Australiano também conhecido como Outback. Sendo também um deserto subtropical de elevadas temperaturas, este tem 2,7 milhões de quilómetros quadrados de extensão.

3 – Sahara

Vamos agora até África e à sua região norte para falar de mais um deserto subtropical, desta feita o deserto do Sahara. Com mais de 9 milhões de quilómetros quadrados, este quente deserto estende-se por onze países, sendo eles a Algéria, o Chade, o Egipto, a Eritreia, a Líbia, o Mali, a Mauritânia, Marrocos, o Niger, o Sudão e ainda a Tunísia.

2 – Ártico

Invertemos completamente a temperatura dos desertos que falamos até agora para falar do primeiro deserto de gelo polar desta lista, o deserto do Ártico. Com 13,985 milhões de quilómetros quadrados, este deserto de gelo estende-se por territórios dos Estados Unidos da América, do Canadá, da Finlândia, da Dinamarca na Gronelândia, da Islândia, da Noruega, da Rússia e da Suécia.

1 – Antártida

Por fim, o maior deserto do mundo é mesmo um deserto de gelo polar e um continente inteiro, já que agora vamos falar da Antártida. Com 14 milhões de quilómetros quadrados, este é mesmo o maior deserto do mundo, apesar de muitas vezes associarmos os desertos apenas a temperaturas quentes e areia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s