Os oito países europeus neutros na Segunda Guerra Mundial

Guerra II

Hoje vamos voltar atrás no tempo para falar da Segunda Guerra Mundial, mais concretamente dos países europeus que acabaram por ser neutros nesta guerra. Para este artigo, não consideramos os países que se declararam neutros mas que foram invadidos e também estamos a ignorar territórios ultramarinos ocupados, desde que o território europeu desse país se tenha mantido intacto. Por outras palavras, estão presentes nesta lista todos os países europeus existentes em 1939 que passaram a Segunda Guerra Mundial sem invadir qualquer outro país e sem ser invadido.

1 – Andorra

O primeiro país desta nossa lista sobre países neutros na Segunda Guerra Mundial é Andorra, um país posicionado nos Pirenéus, entre Espanha e França. Tendo 468 quilómetros quadrados, todos eles de difícil acesso no meio das montanhas, este país tem Andorra-a-Velha como capital.

2 – Irlanda

Seguimos agora para norte para falar da Irlanda, um outro país que não invadiu nem se deixou invadir por ninguém durante a Segunda Guerra Mundial, apesar da sua proximidade com o Reino Unido. Tendo Dublin como capital, este país tem uma extensão de 70.273 quilómetros quadrados.

3 – Liechtenstein

É agora altura de falarmos do Liechtenstein, um dos países mais pequenos do mundo. Tendo apenas 160 quilómetros quadrados, este país tem a cidade de Vaduz como capital e foi assim imune à Segunda Guerra Mundial.

4 – Portugal

Também o nosso país foi totalmente neutro na Segunda Guerra Mundial, não tendo levado a cabo qualquer invasão, tendo também evitado que o mesmo nos acontecesse. Sendo Lisboa a capital do nosso país, o nosso território estende-se por 92.256 quilómetros quadrados.

5 – Espanha

Também os nossos vizinhos sobreviveram imunes à Segunda Guerra Mundial, já que Espanha acabou por não ser invadida, nem invadir nenhum outro país durante a guerra. Tendo 505.990 quilómetros quadrados, a capital deste país é a cidade de Madrid.

6 – Suécia

Voltamos ao norte do nosso continente, desta feita para falar da Suécia, o sexto país desta lista de países neutros durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo como capital a cidade de Estocolmo e um território que se estende por 450.295 quilómetros quadrados, acreditamos que não tenha sido fácil garantir que nenhum metro do mesmo fosse invadido.

7 – Suíça

Da Suécia passamos para a Suíça, país situado no centro da Europa e perto dos principais palcos da Segunda Guerra Mundial mas que, ainda assim, se conseguiu manter neutro à mesma. Sem qualquer capital oficial, este país estende-se por 41.285 quilómetros quadrados.

8 – Cidade do Vaticano

Por fim, já só nos resta falar da Cidade do Vaticano, um outro país europeu que acabou por se manter imune aos ataques da Segunda Guerra Mundial. Sendo a Cidade do Vaticano a sua própria capital, este pequeno país tem a extensão de 0,44 quilómetros quadrados.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s