Os vinte e dois países da Liga de Estados Árabes

vinte e dois países da Liga de Estados Árabes Cultura Algibeira

A Liga de Estados Árabes, também conhecida como Liga Árabe, é uma organização que foi fundada a 22 de Março de 1945 no Egipto com o objectivo de fortalecer e coordenar as relações económicas, sociais, políticas e culturais entre os seus membros. Mas que membros são esses? Vieste ao sítio certo!

1 – Argélia

O primeiro país de que aqui vamos então falar é a Argélia, um país localizado no Norte de África e cuja capital é Algiers. Tendo como línguas oficiais o árabe e o berber, este país tem cerca de 42 milhões de pessoas.

2 – Bahrein

Seguimos agora para o Bahrein, um país insular que se situa no Golfo Pérsico. Tendo a cidade de Manama como capital, o árabe é a única língua oficial deste país que é casa de 1,42 milhões de pessoas.

3 – Comores

Altura agora de falar de Comoros, um país insular africano que se situa entre Moçambique e Madagáscar. Com 850 mil habitantes, estes têm como línguas oficiais o comoriano, o árabe e o francês, sendo a capital deste país a cidade de Moroni.

4 – Djibouti

Mais um país africano nesta lista, desta feita o Djibouti. Tendo um capital com o mesmo nome que o país, a cidade de Djibouti, existem quatro línguas oficiais neste país com 885 mil habitantes: o francês, o árabe, o somali e o afar.

5 – Egipto

Seguimos esta viagem pelos países árabes do continente africano em direcção ao Egipto, situado no ponto norte deste continente. Tendo o Cairo como capital, o árabe é a língua oficial do país e existem 94,8 milhões de pessoas neste país.

6 – Iraque

Saímos temporariamente do continente africano para visitar o Iraque, o país que se segue nesta lista da Liga de Estados Árabes. A capital iraquiana é a cidade de Baghdad, sendo um país em que os seus 37,2 milhões de pessoas falam árabe e curdo.

7 – Jordânia

Hora de agora falarmos da Jordânia na lista de países da Liga de EStados Árabes, país que tem a cidade de Amman como capital. O árabe é a língua oficial dos 10,17 milhões de habitantes do país.

8 – Kuwait

Regressemos ao Golfo Pérsico, desta feita para falar do Kuwait. A exemplo do Djibouti, também a capital do Kuwait tem o mesmo nome do país, Cidade do Kuwait, sendo que neste país os 4,6 milhões de habitantes falam árabe.

9 – Líbano

Chegou a hora de falarmos do Líbano como país membro da Liga dos Estados Árabes, um país situado em continente asiático. Falando árabe e francês, este país que tem Beirute como capital tem um total de 6 milhões de pessoas.

10 – Líbia

Regressamos então a África para agora falar da Líbia, país que tem a cidade de Tripoli como capital. Tendo apenas o árabe como língua oficial no país, existem 6,65 milhões de pessoas a residir no país.

11 – Mauritânia

Seguimos em África para agora falar da Mauritânia, um país já localizado do lado do Oceano Atlântico. Tem como capital a cidade de Nouakchott e entre os seus 4,3 milhões de habitantes falam-se seis línguas oficiais: árabe, árabe assānīya, pulaar, soninke, wolof e malinke. Ainda assim, também falam francês embora não como língua oficial.

12 – Marrocos

O país seguinte desta lista é também africano, sendo que estamos a falar de Marrocos. Com capital em Rabat, neste país as línguas oficiais são o árabe e o francês, existindo um total de 35,74 habitantes em Marrocos.

13 – Omã

Entramos agora na Península Arábica para falar da Omã, país que tem Muscat como capital e que se segue nesta nossa lista. Tendo 4,42 milhões de habitantes, estes têm o árabe como língua oficial.

14 – Palestina

Apesar de ser apenas considerado como um estado de jure, isto é, que tem controlo legítimo sobre uma região mas que vê os seus territórios serem controlados por outro país, a Palestina faz parte desta organização que aqui hoje falamos. Tendo 4,81 milhões de habitantes, a Palestina reclama Jerusalém como sua capital, embora tenha o seu centro administrativo em Ramallah e a sua maior cidade a Cidade de Gaza. O árabe é a língua oficial do país.

15 – Qatar

De regresso à Península Arábica para falarmos agora do Qatar, país que tem a cidade de Doha como sua capital. Tendo o árabe como língua oficial, neste país residem um total de 2,64 milhões de habitantes.

16 – Arábia Saudita

Chegou a altura de falarmos da Arábia Saudita neste nosso artigo, um país que é casa de 33 milhões de pessoas. Tendo capital em Riyadh, o árabe é a única língua oficial deste país da Península Arábica.

17 – Somália

Estamos já a nos aproximar do final desta lista de países da Liga dos Estados Árabes e vamos agora falar da Somália, um país localizado no Corno de África. Tendo o somali e o árabe como línguas oficiais, a capital deste país com 11 milhões de habitantes é então a cidade de Mogadishu.

18 – Sudão

Ainda em África e perto do país anterior desta lista encontramos o Sudão e a sua capital de Khartoum, sendo este o país que se segue. Tendo o inglês e o árabe como línguas oficiais, são 39,58 milhões de pessoas que habitam este país.

19 – Síria

Chegou a altura de falarmos da Síria, um país que, infelizmente, é muitas vezes notícia nos telejornais mas por maus motivos. Com capital em Damascus, a língua oficial deste país é o árabe e nele habitam 18,28 milhões de pessoas.

20 – Tunísia

Regresso a África para agora falarmos da Tunísia enquanto membro da Liga de Estados Árabes. Sendo Tunis a sua capital, a língua oficial deste país é o árabe, residindo um total de 11,43 milhões de pessoas neste país.

21 – Emirados Árabes Unidos

Estamos novamente na Península Arábica para desta feita falar dos Emirados Árabes Unidos e dos seus 9,6 milhões de habitantes. A capital deste país que tem o árabe como língua oficial é então a cidade do Dubai.

22 – Yemen

Por fim, já só nos falta falar do Yemen como membro da Liga de Estados Árabes, sendo também um país localizado na Península Arábica. A capital deste país é a cidade de Sana’a e a língua oficial dos seus 27,58 milhões de habitantes é o árabe.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s