Os cinco maiores ossos do corpo humano

Os cinco maiores ossos do corpo humano Cultura de Algibeira

Há quanto tempo é que já não falamos do corpo humano? Nem nós sabemos! Mas isso acaba hoje, já que decidimos fazer um raio-x ao nosso corpo em busca de quais os maiores ossos que o compõem. Sabes quais são?

5 – Cúbito

Este nosso artigo sobre ossos começa então com o cúbito que se apresenta como um dos maiores ossos do corpo humano. Medindo cerca de 28 centímetros, o cúbito é então um dos dois ossos do antebraço humano, partilhando esse espaço com o rádio, outro dos maiores ossos dos humanos mas que não entra neste nosso artigo de hoje.

4 – Úmero

Ainda sem sair da região dos braços, é altura de falar do úmero, um osso que se inicia no cotovelo e se estende até ao cotovelo, onde se une ao rádio e ao cúbito. Em média, este osso tem cerca de 37 centímetros, ainda insuficiente para entrar no nosso pódio de hoje.

3 – Perónio

Segue-se o perónio nesta nossa lista de hoje, abrindo assim o pódio com os seus cerca de 40 centímetros de comprimento. Este osso situa-se nas nossas pernas, bem perto da tíbia de que vamos falar já de seguida.

2 – Tíbia

A tíbia é considerada como o principal osso da perna humana, fazendo conexão entre os nossos joelhos e os nossos tornozelos. Sendo o osso mais forte da parte inferior das pernas humanas, este osso mede cerca de 43 centímetros.

1 – Fémur

Por fim, só nos resta falar do fémur, o maior e mais forte osso do corpo humano. Ligando o quadril humano ao joelho, este osso chega a medir 50 centímetros, sendo então o líder desta lida de maiores ossos do corpo humano.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s