Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os cinco países com mais galardoados no Prémio Camões

cinco países mais galardoados Prémio Camões Cultura de Algibeira

O Prémio Camões é um prémio que foi criado pelos governos de Portugal e do Brasil no ano de 1988, procurando distinguir e premiar os autores que, através da literatura, contribuem para o enriquecimento do património da língua portuguesa a nível literário e cultural. Ao longo da história deste prémio, foram cinco as nacionalidades dos autores premiados e hoje vamos aqui listá-las.

5 – Cabo Verde

O primeiro país de que aqui vamos falar é então o Cabo Verde, o país de onde é originário o mais recente galardoado do Prémio Camões, Germano Almeida. Além deste escritor, também Arménio Vieira foi distinguido com o mesmo anteriormente, fazendo com que este país conte com um total de dois vencedores na sua história.

4 – Moçambique

Seguimos então para Moçambique, um país que conta também com dois vencedores do Prémio Camões ao longo da história deste galardão. José Craveirinha e Mia Couto foram então os escritores moçambicanos distinguidos com este galardão.

3 – Angola

Também Angola conta com dois escritores galardoados ao longo da história do Prémio Camões, sendo o último país com este número de vencedores. Os vencedores com esta nacionalidade foram Pepetela e José Luandino Vieira, sendo que este último recusou o prémio,

2 – Brasil

Bem perto do primeiro lugar deste artigo de hoje temos então o Brasil, com este país sul americano a contar com um total de doze vencedores do Prémio Camões ao longo da sua história. Os escritores galardoados deste país foram então João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Antonio Candido, Autran Dourado, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Dalton Trevisan, Alberto da Costa e Silva e ainda Raduan Nassar.

1 – Portugal

Por fim, já só nos resta falar de Portugal, que é mesmo o país com maior número de escritores galardoados com o Prémio Camões. Ao todo, foram treze os portugueses galardoados com o Prémio Camões, sendo eles Miguel Torga, Vergílio Ferreira, José Saramago, Eduardo Lourenço. Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Maria Velho da Costa, Agustina Bessa-Luís, José Luandino Vieira, António Lobo Antunes, Manuel António Pina, Hélia Correia e Manuel Alegre.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: