Saltar para o conteúdo
Anúncios

As doze pessoas que estão sepultadas no Panteão Nacional

doze pessoas sepultadas Panteão Nacional Cultura de Algibeira

O Panteão Nacional em Lisboa é um edifício que actualmente tem a finalidade de guardar os túmulos de portugueses notáveis e que espalharam o nome de Portugal pelo mundo, independemente da sua área de actuação. Apesar de existirem dezassete túmulos no Panteão Nacional, apenas doze pessoas se encontram mesmo lá sepultadas, já que cinco dos túmulos se encontram vazios por serem apenas túmulos de homenagem.. Quais os túmulos vazios? Os de Luís Vaz de Camões, do Infante D. Henrique, de Afonso de Albuquerque, de Vasco da Gama e ainda de Pedro Álvares Cabral. Mas então que portugueses se encontram mesmo sepultados no Panteão Nacional? Só tens de continuar a ler!

1 – Almeida Garrett

Nascido a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett foi um escritor, dramaturgo e ainda político português que se destacou por ser um dos maiores impulsionadores do teatro em Portugal. Faleceu em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854 e tem o seu corpo guardado num dos túmulos do Panteão Nacional.

2 – Amália Rodrigues

Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu em Lisboa a 1 de Julho de 1920 e foi uma fadista e actriz portuguesa, recordada como sendo a Rainha do Fado e uma das mais brilhantes cantoras mundiais do século XX. Foi sepultada no Panteão Nacional após a sua morte em Lisboa a 6 de Outubro de 1999.

3 – Aquilino Ribeiro

O próximo ilustre português que se encontra no Panteão Nacional é Aquilino Gomes Ribeiro, um escritor português nascido Carregal de Tabosa no dia 13 de Setembro de 1885. Considerado um dos maiores romancistas da história do nosso país, viria a falecer em Lisboa a 27 de Maio de 1963, tendo o seu túmulo sido colocado no Panteão Nacional.

4 – Eusébio

Seguimos agora para o membro mais recente do Panteão Nacional, Eusébio da Silva Ferreira. Nascido em Lourenço Marques a 25 de Janeiro de 1942, Eusébio é até aos dias de hoje considerado um dos melhores futebolistas mundiais da história e, após a sua morte a 5 de Janeiro de 2014, iniciou-se logo o processo de transporte do mesmo para o Panteão Nacional.

5 – Guerra Junqueiro

Abílio Manuel Guerra Junqueiro é a pessoa que se segue nesta nossa lista de hoje. Nascido em Ligares a 15 de Setembro de 1850, Guerra Junqueiro foi um político, jornalista e escritor português que faleceu em Lisboa a 7 de Julho de 1923 e que teve o seu corpo transladado para o Panteão Nacional aquando da sua inauguração, estando antes sepultado no Mosteiro dos Jerónimos.

6 – Humberto Delgado

Humberto da Silva Delgado foi um militar da Força Aérea Portuguesa nascido a 15 de Maio de 1906 em Boquilobo e é relembrado por ter sido quem idealizou a principal tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições. Também conhecido como o General Sem Medo, Humberto Delgado acabou por falecer em Olivença a 13 de Fevereiro de 1965, sem nunca poder ver Portugal livre do regime ditatorial e hoje encontra-se no Panteão Nacional.

7 – João de Deus

O próximo português que se encontra sepultado no Panteão Nacional é João de Deus de Nogueira Ramos, um poeta e pedagogo português nascido em São Bartolomeu de Messines a 8 de Março de 1830. Tendo falecido a 11 de Janeiro de 1896, João de Deus ficou marcado na história portuguesa como o primeiro poeta lírico, motivo que o leva a descansar hoje no Panteão Nacional.

8 – Manuel de Arriaga

Nascido na Horta a 8 de Julho de 1840, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue foi um advogado e professor que acabou por se tornar o primeiro Presidente da República Portuguesa por via de eleições. Tendo falecido a 5 de Março de 1917 em Lisboa, podes então encontrar o seu túmulo no Panteão Nacional.

9 – Óscar Carmona

Seguimos para mais um Presidente da República Portuguesa, desta feita António Óscar de Fragoso Carmona que nasceu em Lisboa a 24 de Novembro de 1869. Tendo sido também um militar além de político, Óscar Carmona foi o terceiro Presidente da República do período da ditadura portuguesa e ainda o primeiro do período do Estado Novo, acabando por ser presidente até ao dia da sua morte a 18 de Abril de 1951. O seu corpo está então sepultado até aos dias de hoje no Panteão Nacional.

10 – Sidónio Pais

Um outro Presidente da República Portuguesa que se encontra sepultado no Panteão Nacional é Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais, nascido em Caminha a 1 de Maio de 1872. Tendo falecido em Lisboa a 14 de Dezembro de 1918, Sidónio Pais ao longo da sua vida foi também militar, deputado, ministro e professor.

11 – Sophia de Mello Breyner Andresen

A segunda e última mulher presente no Panteão Nacional é Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais conhecidas poetisas e escritoras da história portuguesa. Nascida no Porto a 6 de Novembro de 1919, veio a falecer em Lisboa a 2 de Julho de 2004, tendo ainda no seu currículo o facto de ter sido a primeira mulher portuguesa a ser galardoada com o Prémio Camões, o prémio literário mais importante da língua portuguesa.

12 – Teófilo Braga

Por fim, fechamos este nosso artigo de hoje sobre os portugueses sepultados no Panteão Nacional com Joaquim Teófilo Fernandes Braga, escritor e político nascido na Ponta Delgada a 24 de Fevereiro de 1843. Tendo vindo a assumir o cargo de Presidente da República de Portugal por duas vezes, uma provisória e outra por substituição, Teófilo Braga acabou por falecer em Lisboa a 28 de Janeiro de 1924, cidade em que o seu túmulo se encontra até aos dias de hoje.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: