Os sete países que formavam a Jugoslávia

Os sete países que formavam a Jugoslávia Cultura de Algibeira

Hoje estamos aqui para uma aula de história e de geografia, uma vez que decidimos ir em busca dos nossos atlas mais antigos para falar da Jugoslávia. Tendo surgido em 1918, este antigo país europeu existiu até ao ano de 2003, altura em que os últimos países deixaram de se identificar como Jugoslávia. Sabes que países formavam então este país?

1 – Bósnia e Herzegovina

Começamos este nosso artigo então na Bósnia e Herzegovina, país que tem como capital a cidade de Sarajevo. Sendo casa de mais de 3,85 milhões de pessoas, este país tornou-se independente da Jugoslávia a 1 de Março de 1992, tendo essa independência reconhecida a 6 de Abril do mesmo ano.

2 – Croácia

Seguimos agora então para a Croácia, um país se tornou independente da Jugoslávia a 8 de Outubro de 1991. Actualmente, este país tem a cidade de Zagrebe como capital e conta com cerca de 4,2 milhões de habitantes.

3 – Kosovo

Falemos agora do Kosovo, um dos países que formavam a Jugoslávia mas que não tiveram logo independência total dos seus parceiros. O que queremos dizer com isto? Bem, inicialmente o Kosovo era considerado uma parte da Sérvia e Montenegro, um país que existiu entre 2003 e 2006. Com a separação da Sérvia e do Montenegro, o Kosovo continuou como uma região da Sérvia, até que se tornou independente em 2008, uma independência que ainda não é globalmente reconhecida. Ainda assim, o Kosovo é local de residência de 1,85 milhões de pessoas e tem Pristina como capital.

4 – Montenegro

Agora é altura de falarmos do Montenegro, um país que partilha muita da sua história com a Sérvia de que vamos falar daqui a nada e que, na prática, já conheces a sua história pelo que dissemos no ponto anterior. Oficialmente membro da Jugoslávia até 2003, passaram-se três anos em que Montenegro fazia parte do país Sérvia e Montenegro, até que em 2006 se tornou totalmente independente. Tem como capital a cidade de Podgorica e é local de habitação de 685 mil habitantes.

5 – Macedónia do Norte

Chegou a altura de falarmos então da Macedónia do Norte, um país que recentemente mudou o seu nome face ao conflito que detinha com a Grécia. Anteriormente conhecido como Macedónia, este país tem a cidade de Escópia como capital e os seus 2 milhões de habitantes declararam independência da Jugoslávia a 8 de Setembro de 1991, tendo apenas sido reconhecida oficialmente a 8 de Abril de 1993.

6 – Sérvia

Hora de falarmos da Sérvia e, mais uma vez, repetirmos a história que já aqui contamos. Independente da Jugoslávia em si desde 2003, a Sérvia apenas tomou a sua total independência em 2006 e desde então que tem Belgrado como sua capital e é ainda o local de habitação de 7 milhões de pessoas, excluindo já a população do Kosovo destas contas.

7 – Eslovénia

Por fim, já só nos resta falar da Eslovénia! O país que tem como capital a cidade de Liubliana é já independente da Jugoslávia desde 25 de Junho de 1991, embora essa independência só tenha sido formalmente reconhecida já em 1992. Actualmente, é casa de mais de 2 milhões de pessoas.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s