Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco curiosidades sobre esquerdinos

Cinco curiosidades sobre esquerdinos Cultura de Algibeira

Hoje vamos falar sobre o corpo humano aqui no Cultura de Algibeira, um tema que há muito não abordamos. Mas sobre o que é que vamos exactamente falar? Sobre esquerdinos e algumas curiosidades sobre os mesmo?

1 – Uma grande porção da população

Apesar da população de pessoas esquerdinas no mundo ser claramente inferior à população de pessoas destras, a verdade é que cerca de 15% dos humanos no nosso planeta são esquerdinos. No entanto, a ciência ainda não consegue explicar porque é que só uma minoria da população acaba por desenvolver esta característica.

2 – Característica de gémeos

Apesar de não ser algo exclusivo de gémeos, a verdade é que existem estudos que comprovam que a probabilidade de uma pessoa ser esquerdina é superior quando tem um irmão gémeo. É exemplo desses estudos um trabalho de vários autores belgas em 1996 que descobriu que, em 1700 pares de gémeos, 21% deles eram esquerdinos, cerca de 5% mais que na restante população.

3 – A chave para a ambidestria

Apesar da população esquerdina ser de tamanho considerável no mundo, a verdade é que a maior parte dos produtos são pensados para pessoas destras, sendo de uso desconfortável para esquerdinos. Como resultado disto, muitos esquerdinos acabam por desenvolver a ambidestria como forma de conseguirem realizar as suas actividades quotidianas.

4 – É uma questão de género?

Apesar de qualquer pessoa poder ser esquerdina, a verdade é que ao longo do tempo esta característica tem sido verificada por mais vezes em indivíduos do sexo masculino ao invés do sexo feminino.

5 – Então e a genética?

Como seria de esperar, a característica de uma pessoa ser ou não esquerdina também aparenta estar relacionada com a genética, uma vez que pessoas que sejam filhas de pessoas esquerdinas acabam por ter uma maior possibilidade de o vir a ser. Um exemplo desta questão genética é visível na família real britânica, em que a linhagem real é composta por pessoas esquerdinas já há várias gerações.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: