As quatro fases da Lua

As quatro fases da Lua Cultura de Algibeira

Já há muito tempo que não trazíamos até ao Cultura de Algibeira um artigo sobre o nosso Universo, mas hoje estamos de volta a esse tópico para falar sobre a nossa Lua e as suas fases. Caso te lembres das aulas de Estudo do Meio, a Lua tem quatro fases que correspondem à porção iluminada visível que esta tem quando observada do Planeta Terra.

1 – Lua Nova

A primeira fase da Lua no seu ciclo é a fase de Lua Nova, altura em que a Lua se encontra entre a Terra e o Sol e, como tal, apenas a face não iluminada da Lua se encontra voltada para a Terra. Nesta fase, a Lua não é visível a olho nu no nosso planeta, ficando a iluminação do nosso céu nocturno entregue apenas às estrelas.

2 – Quarto Crescente

Cerca de uma semana depois do início da fase de Lua Nova, a nossa Lua inicia a sua fase de Quarto Crescente. Nesta fase, o alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol é semelhante a um ângulo recto e, por consequência, apenas metade da lua se encontra iluminada. Dependendo do hemisfério em que te encontras, vês um lado diferente da lua iluminado: a Norte, vemos a metade direita da lua iluminada; no Sul, vemos a metade esquerda da lua iluminada.

3 – Lua Cheia

Uma semana depois da fase de Quarto crescente dá-se então o momento máximo de iluminação da Lua, numa fase a que se dá o nome de Lua Cheia. Esta fase ocorre quando a Lua se opõe ao Sol com o nosso planeta entre estes dois corpos espaciais. Devido à órbita lunar ser um elipse, algumas vezes esta encontra-se mais perto da Terra – o Perigeu – ou mais distante da Terra – o Apogeu. Quando a Lua Cheia se decorre no Perigeu, chega a ser quase 15% maior e 30% mais brilhante do que quando se encontra no seu Apogeu.

4 – Quarto Minguante

Por fim, a última fase da Lua antes do regresso ao seu estado de Lua Nova dá pelo nome de Quarto Minguante. Nesta fase, o ângulo entre os três astros assemelha-se novamente a um ângulo recto, tal como em Quarto Crescente e, tal como nessa fase, apenas metade do disco lunar está iluminado: no hemisfério Norte, a metade esquerda da Lua está iluminada, enquanto que no Hemisfério Sul é a metade direita da Lua que se encontra iluminada.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Categorias:Ciência

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s