Saltar para o conteúdo
Anúncios

As sete expansões da União Europeia

As sete expansões da União Europeia Cultura de Algibeira

Outra vez um artigo sobre a União Europeia? Sim, não por um motivo especial, mas simplesmente porque é um tema sobre o qual gostamos de escrever. E hoje vamos olhar à expansão deste organismo e às suas diferentes fases ao longo da história.

1 – 1 de Janeiro de 1973

A primeira expansão da União Europeia deu-se apenas 15 anos após a sua fundação e apenas foi dada a entrada a três novos países. Esses países foram a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido, com este último a agora encontrar-se em processo de saída da União Europeia.

2 – 1 de Janeiro de 1981

Passaram-se mais 8 anos até que as portas da União Europeia se voltassem a abrir e, desta vez, apenas deu-se a entrada da Grécia, o que viria a tornar a União Europeia num conjunto de dez países.

3 – 1 de Janeiro de 1986

Passaram-se 5 anos desde a segunda expansão da União Europeia até dar-se a entrada de Portugal e da Grécia neste grupo no início do ano de 1986. Entre esta expansão e a seguinte passaram-se um total de 9 anos.

4 – 1 de Janeiro de 1995

A quarta expansão da União Europeia aconteceu então no ano de 1995, servindo de entrada para três novos países. Foram a Áustria, a Finlândia e a Suécia os últimos países a entrar na União Europeia antes da entrada no actual milénio.

5 – 1 de Maio de 2004

Em toda a história da União Europeia, por apenas duas vezes uma expansão não aconteceu a 1 de Janeiro, tendo esse momento ocorrido pela primeira vez aquando desta quinta expansão. Esta foi também a maior expansão da União Europeia, tendo entrado dez países no grupo: República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta e Polónia.

6 – 1 de Janeiro de 2007

Apenas 3 anos se passaram entre a quinta e a sexta expansão da União Europeia e, a 1 de Janeiro de 2007, dois novos países juntaram-se ao bloco europeu. Esses dois países foram a Bulgária e a Roménia.

7 – 1 de Julho de 2013

Por fim, o último país a entrar na União Europeia foi a Croácia, no ano de 2013. Apesar das expansões anteriores terem sido numerosas, a verdade é que a sétima e última expansão da União Europeia foi destinada à entrada de apenas um só país.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: