Saltar para o conteúdo
Anúncios

Sete curiosidades sobre o Sol

Sete curiosidades sobre o Sol Cultura de Algibeira

Ainda te lembras da última vez que nós escrevemos sobre algo fora do planeta Terra? Nós também não e, por isso mesmo, hoje decidimos dar um saltinho até ao nosso Sol e partilhar contigo algumas curiosidades sobre o mesmo.

1 – Energia Solar

Vamos começar este artigo com um exercício de imaginação. Tenta imaginar a quantidade de energia que já foi utilizada pela civilização humana desde a sua formação. Parece-te uma quantidade absurdamente gigante, certo? Pois bem, toda a energia que os seres humanos já consumiram desde que existem corresponde a cerca da mesma quantidade de energia produzida pelo Sol em apenas 30 dias!

2 – Energia das marés

Apesar do fenómeno das marés estar fortemente associado à nossa Lua, a verdade é que esta não é a única a exercer influência sobre os nossos oceanos. Na realidade, o Sol é responsável por cerca de 44% do processo da energia das marés.

3 – Estrela brilhante

Sim, nós sabemos que tu sabes que o Sol é uma estrela e que, como tal, brilha no espaço. Mas sabias que o Sol que se encontra no centro do nosso Sistema Solar é mais brilhante que 85% dos objectos que existem em toda a Via Láctea? Isso mesmo, o nosso Sol é mesmo um dos principais destaques da nossa galáxia.

4 – Um astro pesado

Alguma vez paraste para pensar em quão pesado o nosso Sol é? Em vez de falarmos do peso do Sol em si e ficarmos aqui o resto do dia a carregar em números, vamos meter o seu peso em perspectiva: a massa do nosso Sol corresponde a 99% de toda a massa do nosso sistema solar. Esclarecido?

5 – Cor do sol

Achas que o Sol é amarelo, laranja, vermelho ou uma combinação dos três? Então lamentamos informar-te que estás errado! Na realidade, o Sol é de cor branca, algo que é perceptível quando vês fotos do mesmo tiradas do espaço. Na Terra, devido à nossa atmosfera, o Sol acaba então por nos parecer de diferentes cores ao longo do dia mas nunca nos mostra a sua cor real.

6 – Uma longa viagem

Imagina que neste momento se está a formar uma corrente de energia no núcleo do Sol que se direciona agora rumo à superfície solar. Consegues adivinhar quanto tempo demora esse processo? Um milhão de anos! Sim, tudo leste bem, essa energia apenas vai chegar ao seu destino daqui a um milhão de anos!

7 – Luz solar condensada

Alguma vez ouviste dizer que junto aos pólos do nosso planeta existem regiões que ficam sem ver o Sol durante vários meses? É o caso de região de Tromso na Noruega, que apenas é exposta ao sol durante dez semanas por ano. Ainda assim, esta região recebe a mesma quantidade de exposição solar por ano que a região dos Trópicos, com a única diferença sendo mesmo o período condensado em que existe exposição solar em Tromso.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: