Saltar para o conteúdo
Anúncios

As seis músicas portuguesas no Cancioneiro da União Europeia

 

6 música portugal Cancioneiro União Europeia Cultura de Algibeira

Na passada semana, foram finalmente anunciadas as seis músicas de cada país-membro da União Europeia que foram adicionadas ao Cancioneiro da União Europeia. Mas o que é este Cancioneiro? É um projecto da European Union Songbook Association que decidiu eleger as músicas mais marcantes de cada país em seis diferentes categorias: Amor, Natureza e Estações, Liberdade e Paz, Canções Populares, Canções de Fé e Canções Infantis. Vamos lá descobrir quem foram os vencedores portugueses? Antes de avançarmos queremos só aproveitar para dar os créditos ao utilizador sadvi do DeviantArt pela imagem do nosso artigo de hoje.

1 – Salvador Sobral – Amar Pelos Dois

A primeira canção de que aqui vamos falar hoje pertence a Salvador Sobral. O tema Amar Pelos Dois que venceu a Eurovisão no ano de 2017 acabou por ser mesmo o tema português mais votado na categoria de Amor, sendo então a música que representa o nosso país nessa categoria.

2 – Dulce Pontes – Canção do Mar

Na categoria de Natureza e Estações, a música eleita foi a Canção do Mar, uma música inicialmente cantada por Maria Odete Coutinho mas que já foi interpretada por diversos artistas. Para este nosso artigo, optamos por te trazer a versão de Dulce Pontes que é, possivelmente, a interpretação mais conhecida deste tema.

3 – Zeca Afonso – Grândola, Vila Morena

Sendo uma música eternamente associada à Revolução dos Cravos, não é surpresa nenhuma ver que o tema Grândola, Vila Morena de Zeca Afonso acabou por ser a canção portuguesa que mais votos reuniu na categoria Liberdade e Paz.

4 – Malhão, Malhão

No que diz respeito à categoria de Canções Populares, a grande vencedora foi a música Malhão, Malhão. Com origem popular no Douro Litoral, esta música não tem um artista definido, sendo daquelas canções que vão passando de geração em geração, chegando até a ser interpretada nos palcos por Amália Rodrigues.

5 – Amália Rodrigues – Foi Deus

Também houve espaço para uma categoria de Canções de Fé neste Cancioneiro da União Europeia. No caso português, os votos acabaram por eleger o tema Foi Deus, popularizado por Amália Rodrigues, como a canção que melhor representa o país em questões de fé.

6 – A Loja do Mestre André

Por fim, já só nos falta falar da categoria de Canções Infantis, onde a música distinguida foi A Loja do Mestre André. Conhecida por todas as gerações de portugueses vivos, esta é mesmo uma das músicas mais marcantes que vão sendo passadas entre pais e filhos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: